Loading...

Notícia

Publicado: 24/09/2019 19:07h

Fórum de Petróleo e Gás da Findes participa do Reate 2020 na Bahia

Fórum de Petróleo e Gás da Findes participa do Reate 2020 na Bahia

Próxima edição acontece na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo, nos dias 24 e 25 de outubro

O Fórum de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) esteve em Salvador para o primeiro workshop do Reate 2020. Dentro da programação de workshops de construção e detalhamento do plano de ação do Reate 2020 haverá grupos de trabalho sobre inovação e regulação; institucionalização da indústria; e promoção da livre concorrência. A próxima edição acontece na sede da Findes, nos dias 24 e 25 de outubro.

“Cerca de 300 pessoas participaram desse primeiro workshop do Reate na Bahia. A Petrobras levou para o evento o Programa dos Desinvestimentos dos Ativos Onshore, destacando o esforço para concluir até dezembro tudo que está previsto para 2019. A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia apresentou o Novo Mercado de Gás Natural no estado. Já a Agência Nacional do Petróleo (ANP) aproveitou a oportunidade para falar de Meio Ambiente e regulação”, pontua o coordenador do Fórum de Petróleo e Gás, Durval Vieira de Freitas.

Também estiveram presentes no encontro representantes da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Ministério da Economia. “O objetivo do programa é aumentar a produção em áreas terrestres para 500 mil barris dia até 2030. No Brasil inteiro, a produção de petróleo e gás atualmente é de 120 mil”, detalhou Freitas. Até 2030 a previsão é gerar R$ 40 bilhões em investimentos na costa brasileira, com a perspectiva de criação de aproximadamente 700 mil empregos, segundo dados do Ministério de Minas e Energia.

Reate no ES

A edição do workshop do Reate 2020 no Espírito Santo terá como local a Federação das Indústrias. Marcado para acontecer nos dias 24 e 25 de outubro, o evento ainda tem programação a ser definida. Depois de Vitória, Mossoró sedia o workshop em novembro. “O programa vem ao encontro do trabalho que o Fórum tem feito no estado para valorizar a atividade Onshore – em áreas terrestres. A região Norte do estado deve ser fortemente favorecida”, analisa Freitas.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, Com a sinergia entre os programas Reate 2020 e o Novo Mercado de Gás, sairemos de um nível de produção de gás natural em terra de 25 milhões de metros cúbicos por dia para mais de 50 milhões”. O Reate 2020, abre perspectivas com potencial de produção de óleo e gás em pelo 14 estados, de Norte ao Sul do país: Alagoas, Amazonas Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.


Fonte: Comunicação e Relacionamento - FINDES
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras