Loading...

Notícia

Publicado: 11/08/2016 00:00h

Findes abre 120 vagas em cursos gratuitos para empresários industriais

Findes abre 120 vagas em cursos gratuitos para empresários industriais
As capacitações são gratuitas e serão realizadas nos municípios de Colatina, Serra e Cariacica

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Centro de Apoio aos Sindicados (CAS) e do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), divulgou o cronograma de ações para o mês de agosto. São 120 vagas em cursos gratuitos voltados para a legislação trabalhista, legislação ambiental e saúde e segurança do trabalho, distribuídas entre as Diretorias Regionais da Findes de Cariacica, Serra e Colatina.

“Estamos conseguindo mostrar ao empresário industrial capixaba que não basta apenas ser associado, pois a participação dele nessas ações o torna mais competitivo, melhor articulado e com mais conhecimento sobre diversas legislações”, destaca o gerente do CAS, Darcy Lannes. “Além disso, estamos seguindo a diretriz do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, que desde o início de seu primeiro mandato, em 2011, busca promover a interiorização do desenvolvimento da indústria capixaba. Temos realizado um trabalho intenso junto às Diretorias e Núcleos Regionais da Findes no intuito de irmos até o empresário de cada região”, completa o dirigente.

Cada curso oferece 30 vagas. O público-alvo são os empresários da indústria e/ou seus representantes (gestores de recursos humanos, contadores e advogados de empresas industriais). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail  pda@findes.org.br. Mais informações: (27) 3334-5635.

Confira a programação:

Curso: Como prevenir problemas ambientais

Data: 11 de agosto.

Local: Diretoria da Findes em Colatina e região - Rodovia Gether Lopes de Farias, s/nº, São Silvano, Colatina/ES.

Objetivo: Apresentar as principais normas e procedimentos ambientais vigentes e explicar aos participantes como satisfazê-los, incentivando-os, ao mesmo tempo, a defender uma legislação mais simples, clara e previsível, por meio da atuação coletiva via Sistema de Representação da Indústria.

Palestrante: Ana Paula Fonseca Rosas - Engenheira ambiental com MBA em Sistema de Gestão Ambiental e de Qualidade e Segurança do Trabalho, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Auditora líder ambiental (ISO 14001), auditora líder em Saúde e Segurança do Trabalho (OHSAS 18001), auditora líder em Qualidade (ISO 9001). Profissional com mais de oito anos de experiência em grandes empresas de segmentos distintos desenvolvendo/implantando Sistemas de Gestão de SMS, avaliação de aspectos/impactos ambientais e perigos/riscos ocupacionais, licenciamentos, realização de auditorias e perícias, metodologia de treinamentos legais e comportamentais, programas e laudos de SMS, diagnósticos técnicos, implantação de ações de conformidade legal e atendimento/levantamento de requisitos ambientais.

Curso: Como evitar problemas trabalhistas? 

Data: 18 de agosto.

Local: Diretoria da Findes em Serra -  Av. Paulo Miguel Bohomoletz, 520 - Civit I, Serra/ES (Senai/Civit).

Objetivo: Caracterizar o conjunto de regras que regem a relação empresa industrial - trabalhador, em três momentos: admissão, vigência da relação empregatícia e rescisão do contrato de trabalho, chamando a atenção para o impacto da legislação trabalhista sobre a competitividade da indústria e estimulando a ação coletiva.

Palestrante: André Luiz Dias de Araújo - Advogado trabalhista e gestor de Recursos Humanos; especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; diretor da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da OAB/SP - Subseção Jabaquara/Saúde; professor de Relações Trabalhistas e Sindicais na Faculdade Morumbi Sul/SP; sócio da Lex Trabalhista, escritório especializado em assessoria jurídica trabalhista.

Curso: Como lidar com as NRs (Normas Regulamentadoras) que mais impactam a indústria?

Data: 24 de agosto.

Local: Diretoria da Findes em Serra -  Av. Paulo Miguel Bohomoletz, 520 - Civit I, Serra/ES (Senai/Civit).

Data: 25 de agosto.

Local: Diretoria da Findes de Cariacica e Viana - Rua Viana, 325, Vila Capixaba, Cariacica (Sesi).

Objetivo: Apresentar os principais aspectos das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho (NRs) – 5, 6, 7, 9, 12, 15, 16, 18, 24 e 35 – que mais afetam a indústria, estimulando a participação dos empresários, por meio de seus sindicatos, na construção e revisão dessas normas.

Palestrante: Clayton Luiz Castro Schultz - Sócio e diretor técnico da Apollus EHS Solutions®, empresa de consultoria, auditoria e treinamento nas áreas de Segurança e Higiene do Trabalho, Ergonomia, Saúde Ocupacional e Emergências Químicas. Responsável corporativo pelos processos organizacionais e de conformidade aos requisitos legais (trabalhista, previdenciário e de saúde) e voluntários (OHSAS 18001 e Atuação Responsável), nas áreas de Saúde e Higiene Ocupacional, Ergonomia e Segurança Química da Diretoria de SSMA e Excelência Industrial da Braskem SA. Membro do Grupo de Trabalho multidisciplinar e multissetorial de especialistas em Segurança e Saúde no Trabalho/GTSST da CNI. Coordenador da Comissão Técnica de Segurança, Higiene e Saúde Ocupacional da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Findes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras