Loading...

Notícia

Publicado: 06/08/2014 16:13h

Feira das Profissões promove orientação na escolha do futuro profissional de alunos do ensino médio em Vila Velha

Feira das Profissões promove orientação na escolha do futuro profissional de alunos do ensino médio em Vila Velha

Instituições de ensino técnico e superior como UFES, Senai, UVV, Faesa, Emescan,  entidades como Sebrae/ES e Marinha do Brasil, e representantes de grandes empresas apresentarão as oportunidades profissionais para alunos do Sesi nesta sexta-feira (08). A programação conta ainda com palestras sobre o mercado de trabalho. Os alunos podem conhecer mais sobre os cursos e, com isso, fazer a escolha mais de acordo com sua vocação O Sesi de Araçás (Vila Velha), com o apoio do Senai-ES, promove na próxima sexta-feira, a partir das 8h, a segunda edição da Feira das Profissões, que tem como objetivo demonstrar para os alunos do Ensino Médio uma vasta gama de opções para o seu futuro profissional tomando contato direto com o que algumas das mais respeitadas instituições de ensino técnico e superior do Estado têm a oferecer, além de contarem também com exposições de entidades como Sebrae/ES e Marinha do Brasil, e duas palestras com profissionais do mercado de trabalho. A primeira edição do projeto foi realizada com sucesso em 2013, e a intenção é que aconteça todos os anos em diversas unidades do Sesi do Espírito Santo. Para este ano, a Feira será voltada para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio de todas as unidades do Sesi-ES.

“O processo de escolha profissional sem a devida orientação é árduo para o estudante do Ensino Médio”, explica a gerente do departamento de Educação do Sesi e Senai do Espírito Santo, Lucia Cunha. “Diante deste desafio, o aluno fica desnorteado com as cobranças externas e internas levando-o até mesmo ao erro na hora do curso e ou instituição de ensino. Neste contexto é imprescindível o acompanhamento e informação para que a escolha profissional seja a mais assertiva. O projeto Feira das Profissões nasceu com o objetivo de atender às ações empreendedoras no ensino médio, que têm como finalidade ajudar nossos alunos a realizar uma escolha equilibrada na carreira profissional”, completa a gerente.

“Portanto, a 2ª Feira das Profissões dará continuidade ao processo realizado em 2013, visando estimular o trabalho em equipe, a criatividade, a cooperação nas diversas competências capacitando o jovem para o mundo das escolhas, vislumbrando prepará-lo para os avanços tecnológicos e a ampliação de conhecimento sobre as mais diversas profissões. Além disso, a Feira permitirá aos alunos Sesi-ES conhecerem um pouco mais sobre os cursos da educação profissional oferecidos pelo Senai”, finaliza a gerente do Departamento de Educação do Sesi-ES e Senai-ES.

Alunos explicam sobre a importância de se participar da Feira

Na visão dos alunos que participaram da primeira edição da Feira das Profissões, o evento foi uma excelente oportunidade de ter, no mesmo local, acesso a grandes instituições de ensino, facilitando através do diálogo e do conhecimento a escolha que terão que fazer no final do Ensino Médio.  “Os estudantes encontraram na Feira a oportunidade de um atendimento exclusivo”, destaca a coordenadora pedagógica do Sesi de Araçás, Maria Luiza Bicalho. “Nosso aluno está ciente do que vamos oferecer e ele se prepara para aproveitar a oportunidade com roteiros, gravador e fichas de anotações, pois participaram da construção do evento ao indicar as instituições e os cursos que gostariam que fossem apresentados”, completa.

Os alunos que participaram da Feira do ano passado atestam o que Maria Luiza diz. “Ter participado da Feira ano passado permitiu ter a certeza de qual curso escolherei fazer”, confirma Átila Fernandes Bispo, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Sesi. Para Julia Santos Rauers, também do 3º ano, a Feira lhe apresentou novas possibilidades: “pude conhecer e interagir com profissionais do mercado de trabalho em segmentos que até desconhecia!”. Lorraine Reinoso Ribeiro, do 2º ano do Ensino Médio, destacou também sobre “as matérias que são estudadas nos cursos, as características de cada mercado de trabalho e até mesmo as perspectivas de remuneração!”.

A aluna Rayara Prado, do 3º ano, diz já ter se decidido pelo seu curso, mas ressalta: “conhecimento nunca é demais! Aos que ainda não se decidiram, a oportunidade é agora, pois a Feira promove uma grande diversidade de opções”. Já a estudante Julia Maretto de Oliveira ainda não se decidiu por qual curso seguirá após concluir o Ensino Médio (ela cursa o 3º ano), mas enxerga na sua segunda participação na Feira das Profissões uma oportunidade única: “a feira é uma chance de entrevistarmos profissionais e educadores de várias áreas, e espero conseguir me decidir com a ajuda da Feira, já que estou em ano de vestibular”.

Programação

A programação da 2ª Feira das Profissões contará também com duas palestras, dentro do projeto Fomentando Acções Empreendedoras no Ensino Médio. Para os alunos do 2º ano do Ensino Médio será a palestra “Ouvindo a voz da experiência - Empreendedor  Capixaba de Sucesso”, de Elaine Pessini, sexóloga, Sócia-proprietária e Diretora Comercial da Empresa Pessini Indústria e Comércio de Cosméticos. Já para os alunos do 3º ano, a palestra será “Orientação Vocacional”, de Niáscara Oliveira Cerqueira, psicóloga e sócia-proprietária da empresa Máxima Psicologia - serviço de assessoria educacional, palestras motivacionais para organizações/empresas e orientação profissional (individual e grupo) - também funcionária do CRAES.

Lista dos participantes da 2ª Feira das Profissões:

Instituições de Ensino, e respectivos cursos, que confirmaram participação:

UVV - Engenharias, Direito, área da Administração e Ciências Econômicas

CET FAESA  - Tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão Financeira, Comércio Exterior, Petróleo e Gás e Recursos Humanos.

Católica Salesiana  - Fisioterapia, Nutrição, Filosofia, Serviço Social, Pedagogia

EMESCAN  - Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia

Marinha do Brasil  - Capitania dos Portos do Espírito Santo - Departamento de Ensino Profissional Marítimo

Engenharia Mecânica da UFES  - Projeto BAJA

Centro Acadêmico de Física da UFES

SEBRAE -  Departamento de Educação

SENAI Vitória e Vila Velha - cursos técnicos do programa EBEP: Edificações, Logística, Eletrotécnica (oferecidos pelo SENAI Araçás) e Técnico em Informática, Mecânica, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (oferecidos pelo SENAI Vitória/CETEC) - objetivo: auxiliar os alunos da 1ª série do EM na escolha que farão no final do ano, optando pelo curso técnico que irão cursar em 2015.

Vitória Petro Show  - Onshore e Offshore Expo  - o mercado de petróleo, oportunidades, as vagas que irão surgir até 2017 pelo Plano Pronimp em nível de Brasil e contemplando o Espírito Santo; informações sobre a pós-graduação Subsea - Vitória Petro Show e UCL; Informações sobre a 2ª Conferência Internacional de Petróleo e Gás que acontecerá em abril de 2015.

OUTROS CURSOS  (profissionais e estudantes de várias graduações - alguns ex-alunos do SESI Araçás) - Engenharia Civil, Arquitetura, Ciências Navais, Medicina Veterinária, Engenharia Elétrica com Especialização em Engenharia Clínica, Fotografia, Nutrição, Pedagogia, Educação Física, Filosofia,

OBS: Há previsão ainda de outras entidades e grandes empresas confirmarem participação.

Serviço: 2ª Feira das Profissões Sesi/Senai Data: 8 de agosto de 2014 Horário: de 8h às 12h Local: Sesi de Araçás – Rodovia Darly Santos, s/n – bairro Araçás, Vila Velha OBS: o evento é restrito aos alunos da Rede Sesi de Ensino do Espírito Santo Realização: Sesi e Senai do ES

Fonte: Assessor de Imprensa do SESI-ES, Inova Findes, IDEIES/CIN-ES e Instituto Rota Imperial (IRI) 

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras