Notícias - Gerais

Publicado 19/09/2019

Fames sedia pré-lançamento de biografia do músico Hélio Mendes

Fames sedia pré-lançamento de biografia do músico Hélio Mendes
Evento terá mesa redonda com a autora e apresentação musical com obras do pianista capixaba

No dia 24 de setembro, a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) recebe a jornalista Cínthia Ferreira para o pré-lançamento do seu livro “O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes”.

O evento contará com a mesa redonda composta pelo diretor da Fames, Fabiano Araújo, o jornalista e escritor José Roberto Santos Neves e a autora do livro, além de um tributo ao pianista Hélio Mendes, com a participação de músicos da Fames.

Produzido graças ao apoio da Funcultura e da Secretaria de Estado da Cultura (Sedu), o livro biográfico resgata a memória do músico que embalou com seu piano, entre 1950 e 1970, a sociedade do Espírito Santo, alguns estados brasileiros e países da América Latina. Hélio Mendes foi pianista, maestro, arranjador e compositor capixaba.

Num clima de nostalgia, o leitor é convidado a reviver o contexto da época, os bailes, as domingueiras e os carnavais que aconteciam sob a regência de Hélio Mendes e seu Conjunto. A autora também apresenta o legado musical do pianista e a história pessoal de Hélio Mendes como a sua relação com os familiares, amigos e o público.

Sobre a autora

Cínthia Ferreira é natural de Vitória, Espírito Santo. Formou-se em Jornalismo e fez Mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em sua trajetória acadêmica e profissional, atua como jornalista, professora e psicanalista. É neta do pianista Hélio Mendes e buscou nessa obra conhecer a história pessoal e artística do avô e contribuir para o resgate da memória do músico e sua relevância para a cultura capixaba.

Serviço:
Pré-Lançamento do livro “O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes”, de Cínthia Ferreira
Convidados
: José Roberto Santos Neves e Fabiano Araújo
Data: 24 de setembro
Horário: 14h
Local: Sala de Concerto Alceu Camargo
Aberto ao público


Fonte: Assessoria de Comunicação da Fames