Loading...

Notícia

Publicado: 28/08/2016 00:00h

Estratégias para se sair bem na entrevista de emprego

Estratégias para se sair bem na entrevista de emprego
Profissionalismo, postura e sinceridade continuam sendo características fundamentais durante uma entrevista de emprego. No entanto, pequenos detalhes podem passar despercebidos para o candidato que busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Para não errar, é bom ficar atento a algumas dicas.

Depois de meses à procura de trabalho, você finalmente foi chamado para uma entrevista de emprego. Mas isso não significa que acabou a corrida por uma oportunidade, pelo contrário. Segundo especialistas em recrutamento e seleção, é exatamente nesse momento que a maioria dos candidatos deixa escorregar a chance da contratação.

 A entrevista de emprego deve ser cercada de cuidados, que merecem ser observados com atenção pelos candidatos, sob pena de perderem uma oportunidade. Ter uma boa apresentação do currículo, ser encontrado com facilidade, saber vestir-se, comportar-se e até mesmo se autopromover adequadamente são algumas das dicas. Confira:

1º passo - Seja facilmente encontrado e não antecipe a entrevista
A primeira grande falha da maioria dos candidatos está no contato que disponibilizam no currículo. Pessoas que estão à procura de emprego precisam ser localizadas com facilidade. Os candidatos devem inserir nos currículos telefones de contatos ativos e de forma alguma apresentar qualquer resistência ao contato telefônico. Ser educado, gentil e apresentar disponibilidade são pontos importantes para se estabelecer um bom contato. Alguns candidatos preferem adiantar a entrevista por telefone devido à ansiedade ou impaciência. Porém, o contato pessoal pode fazer toda a diferença!

2 º passo - Apresente-se com pontualidade e currículo impecável
Outro ponto crucial chama-se pontualidade. Nunca se deve deixar o entrevistador ficar à espera do candidato. A recomendação é chegar com antecedência mínima de alguns minutos ao local da entrevista para ambientar-se e concentrar-se, o que melhora a desenvoltura e o desempenho. Também é importante comparecer com um currículo atualizado em bom estado e de fácil compreensão.

3º passo - Durante a entrevista tenha postura e comportamento adequado
Pode parecer exagero, mas comer ou beber (balas, chicletes, café, água) durante a entrevista não é uma atitude bacana. Quem procura por uma vaga de emprego deve lembrar que certas posturas, atitudes e comportamentos são incompatíveis com um ambiente profissional, como mascar chicletes, sentar de maneira relaxada, e usar roupas inadequadas, como barriga de fora, decotes exagerados, bonés e bermudas.

4º passo - Aja com naturalidade, espontaneidade e objetividade
A ansiedade exagerada também costuma cortar pontos, principalmente quando os entrevistados tentam interpretar um papel durante a entrevista. O ideal é estabelecer um bate-papo normal, sem forçar situações, agindo com naturalidade e espontaneidade. Além disso, é necessário ter foco e objetividade. O candidato deve deixar claro quais são suas competências, conhecimentos e habilidades que podem ser úteis à vaga.

5º passo - Seja sincero, transparente e maduro
Essa última questão ressalta outro aspecto que deve ser sempre observado, o de que, em hipótese alguma, o candidato deve mentir. A sinceridade deve ser a base de toda a conversa, inclusive quando a vaga não agrada. É importante ser transparente se não tiver gostado da oportunidade. Isso demonstra maturidade e evita desgastes como o agendamento de testes e entrevistas desnecessárias. Alguns não sabem dizer “não” e acabam faltando ou desistindo no meio do processo ou após serem escolhidos, prejudicando a própria imagem.

Fonte: Psicoespaço
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras