Loading...

Notícia

Publicado: 15/08/2023 12:05h

Espírito Santo tem maior saldo de empregos do Sudeste para negócios de pequeno porte

Espírito Santo tem maior saldo de empregos do Sudeste para negócios de pequeno porte

Dados do Caged de junho apontam 3.113 novos postos de trabalho criados nas micro e pequenas empresas do estado

O Espírito Santo liderou os estados do Sudeste brasileiro no saldo de empregos de micro e pequenas empresas do mês de junho, de acordo com o levantamento divulgado recentemente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O indicador é apurado pelo Ministério da Economia com o objetivo de registrar, mês a mês, as contratações e desligamentos no Brasil, com recortes por região e por estado. 

O saldo é a diferença entre as contratações e demissões e, se positivo, significa que o número de postos de trabalho abertos foi superior. Os dados compilados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) mostram que, no Espírito Santo, esse número foi de 3.113 em junho. A cada mil empregados, esse saldo equivale a 7,75. Mesmo que outros estados tenham tido números maiores, o Espírito Santo obteve mais empregos gerados proporcionalmente na região, considerando os pequenos negócios. 

Logo atrás estão Minas Gerais, com saldo proporcional de 6,55; Rio de Janeiro, com 6,29; e São Paulo, com 4,46. O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destacou as áreas mais aquecidas no mercado de trabalho no estado.

“O setor de serviços abriu mais postos de trabalho, com 1.212 empregos gerados nas micro e pequenas empresas. O comércio criou 730 postos de trabalho, e a construção civil foi a terceira que mais contratou, com saldo de 758”, explicou. “Lembrando que estamos falando das micro e pequenas empresas, que lideraram as contratações”.

O Caged também fez o levantamento do saldo de empregos de acordo com a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE). A líder de contratações entre empresas de pequeno porte foi a construção de edifícios, com 214 novos postos de trabalho. “Se observarmos o saldo de empregos de todo o ano de 2023 no estado, considerando o período de janeiro a junho, confirma-se a supremacia da construção civil como setor que mais cria vagas para pequenas e médias empresas: foram 1.233 novos cargos”, salienta o superintendente.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae - ES
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras