Loading...

Notícia

Publicado: 28/08/2023 15:24h

Especialista explica como a inteligência artificial e a tecnologia podem ser aliados das empresas na adaptação ao ESG

Especialista explica como a inteligência artificial e a tecnologia podem ser aliados das empresas na adaptação ao ESG

Novas possibilidades surgem com o uso da IA e da tecnologia para impulsionar empresas rumo à sustentabilidade e responsabilidade social
no mercado ESG

À medida que as preocupações com a sustentabilidade e responsabilidade social ganham cada vez mais relevância, as empresas estão buscando maneiras inovadoras de se moldarem ao ambiente ESG (Ambiental, Social e Governança). Nesse cenário, a Inteligência Artificial (IA) e a Tecnologia emergem como poderosos aliados capazes de impulsionar a transformação das organizações para práticas mais conscientes e sustentáveis.

"A IA, com sua capacidade de processamento de grandes volumes de dados, se tornou uma ferramenta crucial de BI - Business Intelligence para empresas que buscam alinhar suas operações com os princípios ESG. Por meio da análise de informações ambientais e sociais, a IA auxilia na identificação de oportunidades de melhorias e na criação de estratégias mais eficientes e ecologicamente corretas", afirma Felipe Coimbra, CEO da Nexus Tecnologia.

No aspecto ambiental, a IA permite o monitoramento em tempo real das emissões de carbono e o acompanhamento das pegadas de carbono das empresas. Com esse controle mais preciso, é possível implementar medidas de redução de impacto ambiental e definir metas concretas para mitigação de danos ao meio ambiente.

Além disso, para Felipe, a IA também possibilita a otimização de processos industriais e logísticos, resultando em maior eficiência energética e economia de recursos naturais. Por meio de algoritmos sofisticados, a IA ajuda a reduzir desperdícios e tornar as operações mais sustentáveis.

No âmbito social, a Tecnologia se mostra valiosa na promoção da diversidade e inclusão dentro das empresas. Por meio de análises de dados demográficos, a Tecnologia pode identificar desigualdades e ajudar a implementar ações afirmativas para tornar o ambiente de trabalho mais equitativo e justo.

Outra aplicação da Tecnologia na esfera social é o engajamento com a comunidade e os stakeholders. Através de plataformas digitais, as empresas podem estreitar seus laços com clientes, colaboradores e fornecedores, permitindo uma comunicação transparente e a obtenção de feedback relevante para aprimorar suas práticas.

No que tange à Governança, a IA contribui com a análise de riscos e compliance, identificando potenciais violações e garantindo o cumprimento de normas e regulamentos que afetam as operações da empresa.

Com a utilização da Inteligência Artificial e outras plataformas digitais, as empresas estão se capacitando para tomar decisões mais informadas, responsáveis e alinhadas com os valores ESG. Essa abordagem não só fortalece a imagem das organizações no mercado, mas também promove um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

"Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e demandas por maior responsabilidade corporativa, a combinação de IA e demais tecnologias mostram-se como um caminho promissor para que as empresas prosperem em um mundo cada vez mais focado em operações sustentáveis e em aplicações práticas de ESG", finaliza Felipe Coimbra.

Sobre a Nexus Tecnologia
A Nexus Tecnologia é a empresa líder em projetos de realidade virtual e aumentada com mais de 10 anos desenvolvendo ativações e sistemas interativos em todo Brasil e exterior. Atuam em todas as etapas em projetos digitais ou imersivos com um ecossistema integrado de tecnologias e soluções on-demand para o mercado.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Nexus Tecnologia
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras