Loading...

Notícia

Publicado: 17/10/2017 13:46h

eSocial reflete na área de Saúde e Segurança do Trabalho

eSocial reflete na área de Saúde e Segurança do Trabalho

Com muitas empresas ainda em dúvida sobre as mudanças do novo sistema, a Vendrame Consultores promove curso para esclarecer sobre o tema

O prazo para as empresas implementarem o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) está chegando ao fim e tem as últimas datas para adequação em janeiro e julho de 2018. Criado pela Receita Federal, juntamente com o Ministério do Trabalho, Ministério da Previdência Social e Caixa Econômica Federal, o sistema vai eliminar inúmeros documentos de responsabilidade das companhias, unificando tudo em uma plataforma digital.

Inicialmente, a adequação ao novo programa vai exigir uma mudança nos processos internos das empresas, principalmente nos setores de RH, Contabilidade e Fiscal, que agora deverão atuar de maneira integrada. Porém, em médio e longo prazo, a unificação das informações que o eSocial vai promover trará ganhos significativos para empregadores e empregados, com mais facilidade e menos burocracia.

A área de SST (Segurança e Saúde do Trabalho) também está inclusa nessas mudanças, mas o eSocial não vai criar, alterar ou suprimir qualquer obrigação previdenciária, trabalhista e tributária já existente hoje. “O eSocial não vai transformar nenhuma documentação, ele vai mudar somente a forma de inserção dessas informações, simplificando e racionalizando o processo das obrigações que já existem”, explica Antonio Carlos Vendrame, diretor da Vendrame Consultores Associados.

O eSocial não prevê multas por erro ou atraso no preenchimento de seus dados, porém as penalidades serão aplicadas com base nas legislações dos entes governamentais. Assim, tal inovação poderá trazer sérios prejuízos para as empresas descumpridoras de prazos e obrigações, deixando-as vulneráveis à fiscalização. Por isso, as companhias terão que alterar seus processos internos na entrega de documentos e informações. Na área de SST, cinco eventos específicos merecem atenção:
- S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho: É o evento que registra o ambiente de trabalho, quais os riscos e quais as atividades presentes nele, além de outras informações.
- S-2241 - Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial: Vai informar os adicionais pagos e os casos de aposentadoria especial.
- S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador: Arquivo que vai informar sobre os exames dos trabalhadores.
- S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho: Para os acidentes e seus detalhes serem declarados.
- S-2230 - Afastamento Temporário: Arquivo que vai registrar os afastamentos que ocorrem na empresa.

Mesmo com o prazo para adequação ao eSocial chegando ao final, muitas empresas ainda têm diversas dúvidas em relação a essas mudanças. Pensando nisso, a Vendrame Consultores, empresa referência nacional em consultoria e capacitação nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, vai promover, no dia 26 de outubro, em São Paulo (SP), o curso presencial ‘eSocial e seus reflexos em Segurança e Saúde no Trabalho’.

O curso é direcionado para engenheiros, médicos, técnicos de segurança do trabalho, administradores de recursos humanos e os demais profissionais envolvidos em saúde e segurança do trabalho, e tem como objetivo tornar os participantes aptos a analisar e prestar informações ao eSocial, assim como compreender a legislação envolvida em tais ações.

Serviço:
Curso ‘eSocial e seus reflexos em Segurança e Saúde no Trabalho’

Data: 26 de outubro
Horário: Das 9h às 18h
Local: Avenida Tucuruvi, 487 - Bairro Tucuruvi, São Paulo (SP)
Mais Informações e Matrículas: (11) 2262-4733 / eventos@vendrame.com.br

Sobre a Vendrame Consultores

Fundada em 1999, a Vendrame é uma empresa referência nacional em consultoria e capacitação nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho. Atua com o conceito 360° desenvolvendo serviços de engenharia, assistência técnica em perícias judiciais, saúde ocupacional e cursos e treinamentos, com uma equipe multidisciplinar de mais de 100 profissionais altamente qualificados. www.vendrame.com.br.


Fonte: CM Comunicação Corporativa
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras