Loading...

Notícia

Publicado: 26/04/2019 19:07h

Empresas debatem oportunidades de negócios para o Espírito Santo na Findes

Empresas debatem oportunidades de negócios para o Espírito Santo na Findes

Empresários, autoridades e gestores das principais empresas dos setores de mineração, celulose e aço do Espírito Santo participaram nesta sexta-feira (26), no auditório da Federação das Indústrias do Estado (Findes), de uma mesa redonda sobre os investimentos e as oportunidades de negócios no Espírito Santo. A ação integra o lançamento da MEC SHOW 2019 - Feira da Metalmecânica + Inovação Industrial e da Expo Construções 2019, eventos importantes para o desenvolvimento dos seus setores e também para a economia capixaba.

Durante a abertura, o presidente da Findes, Léo de Castro, destacou alguns desafios e oportunidades no Espírito Santo e aproveitou para reforçar a necessidade urgente do Brasil aprovar a reforma da previdência. “A demora na aprovação dessa reforma faz o Brasil inteiro perder. Cada dia que se posterga o tema é um dia a mais com 13 milhões de desempregados. É um dia a mais com país crescendo 1% enquanto o mundo cresce 3,5% e os emergentes crescem 4,5%”, pontuou.

De Castro destacou ainda a agenda econômica nacional, que precisa avançar. “Hoje o setor produtivo tem uma pauta convergente com o governo federal. Precisamos acelerar as privatizações e concessões, reduzir o tamanho do Estado, o spread bancário e o custo do crédito para dar mais competitividade ao país e às empresas. A agenda de quem produz e gera empregos é a que o Brasil precisa para voltar a crescer e entregar mais para a sociedade”, reforçou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Heber Resende destacou que a participação no evento foi uma oportunidade de mostrar as potencialidades do Espírito Santo e também destacar as ações que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento está executando para a promoção do desenvolvimento regional de forma sustentável e equilibrada.

“Buscamos a diversificação da matriz econômica do Estado, e estamos de portas abertas para debater esse tema junto aos representantes dos setores de petróleo e gás, assim como o metalmecânico, que nos recepcionaram muito bem neste evento, e que são extremamente estratégicos para o Estado”, afirmou Resende.

Para o lançamento da Mecshow e da Expo Contruções também estiveram presentes o gerente de manutenção da ArcelorMittal Tubarão, Wellington Guidoni; o gerente de projetos de construção da Vale, Jairo Botassi dos Santos; o presidente da Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção, Antônio Falcão; e o coordenador do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, Durval Vieira de Freitas.

“Melhorar a competitividade das empresas do setor metalmecânico, além das fornecedoras de bens e serviços dos setores de petróleo e gás, siderurgia, mineração e celulose é o objetivo do evento. A feira reúne tecnologia e inovações, que permitirão ao participante aumentar produtividade, visando o crescimento e perpetuação do seu negócio”, ressaltou Freitas sobre a importância da MEC SHOW.

O lançamento contou também com palestra de Pedro Moraes Torres, gerente de Relações Governamentais e Comunicação da Suzano. Recentemente, a empresa comprou sua concorrente Fibria, em uma transação de R$ 36 bilhões, tornando-se a maior produtora de celulose do mundo após a fusão.

Feiras 2019

Consolidada como a principal feira de negócios do setor metalmecânico do Espírito Santo e uma das mais importantes do Brasil, a MEC SHOW 2019 – Feira da Metalmecânica + Inovação Industrial será realizada entre os dias 06 e 08 de agosto, na Serra. O evento vai reunir mais de 150 expositores dos setores de siderurgia, automação, energia, mineração, celulose e petróleo e gás.

A MEC SHOW é uma promoção do Sindifer-ES e Cdmec, realização da Milanez & Milaneze, empresa do grupo Veronafiere, correalização do Sebrae-ES e Sesi/Senai, patrocínio da ArcelorMittal, além do apoioinstitucional da Abimaq, Abimei, ABM, Governo do Espírito Santo, Redepetro-ES, IBP, Onip, FCP&G e Isa Seção ES.

Já a Expo Construções 2019, em sua terceira edição, se consolida como uma das principais feiras da construção civil. Na última edição foram mais de 90 empresas fornecedoras de produtos e serviçosde diversos segmentos, comocimento, plástico, tintas, gás encanado, móveis, rochas ornamentais, entre outros. Destaque também do evento é a Qualicon, espaço conceituado com uma ampla programação de palestras para profissionais do setor.

A feira é uma promoção do Sinduscon-ES, realização da Milanez & Milaneze, empresa do grupo Veronafiere, numa correalização do Sebrae-ES e Sesi/Senai, e patrocínio da ArcelorMittal. O evento ainda conta com apoio do Sindifer, Sindiplastes, Sindiquímicos, Sindirochas, Sindividros, Acomac/Sindmat, Sindmadeiras, Sinprocim, Governo do Espírito Santo e da Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção.

Anuário da Indústria de Petróleo no Espírito Santo
 
https://sistemafindes.org.br/wp-content/uploads/2019/04/Abertura-MEC-SHOW-36.jpg
Para apresentar as potencialidades do estado, a força da cadeia produtiva local e as perspectivas de novos investimentos, a gerente do Observatório da Indústria do Ideies, Marília Silva trouxe aos presentes o Anuário da Indústria de Petróleo no Espírito Santo, produzido pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies).

A publicação reúne dados e análises sobre a exploração e produção de petróleo no Estado. Com o intuito de auxiliar as empresas na definição dos planos de negócios, o material apresenta um mapa analítico com dados e informações sobre as oportunidades e os desafios mais relevantes do setor.


Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Findes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras