Loading...

Notícia

Publicado: 13/07/2019 18:10h

Empresários e empreendedores contam experiência no Programa Mentores de Negócios do IEL-ES

Empresários e empreendedores contam experiência no Programa Mentores de Negócios do IEL-ES

Encontro reuniu mentores e empreendedores apoiados no primeiro ciclo do Programa Mentores de Negócios do IEL-ES

O Programa Mentores de Negócios encerrou, no mês passado, a sua primeira turma de acompanhamentos pelo IEL-ES. Para comemorar essa primeira fase do Programa, foi realizado no dia 09 de julho, no Salão da Indústria, um encontro de encerramento com os empresários e empreendedores apoiados.

O Programa apresenta como valor para os mentores: contribuir para o sucesso de negócios, compartilhando suas experiências com empreendedores. Já para os mentorados, é valor: receber de empresários experientes orientações para o desenvolvimento de seus negócios.

“Quando a Atual Gestão assumiu a Findes, em 2017, fizeram um trabalho muito legal que chama Mapa de Navegação com todos os programas e projetos a serem desenvolvidos. E a intenção de retomar essa atividade de fazer ‘meeting’ entre empreendedores e empresários já com experiência consolidada, para que pudessem compartilhar suas experiências com esses empreendedores. Então, o IEL reativou o programa que se chamava Conselheiros Masters, agora como Mentores de Negócios. O IEL faz 50 anos esse ano, já a Findes fez 60 no ano passado, e temos como missão três coisas bem simples: formar, transformar e conectar. A gente forma gestores, onde temos uma série de programas de treinamentos de curta, média e grande duração. A gente trabalha muito com parceiros na educação e consultoria, que é a transformação. E também atuamos na conexão entre os interlocutores por meio das nossas atividades de interação com a Universidade e Empresas”, ressaltou Paulo Lacerda, superintendente do IEL-ES.

No evento de encerramento, o IEL-ES apresentou os resultados obtidos e metas para o próximo ciclo do Mentores de Negócios. Confira:

As metas previstas para o primeiro ciclo do Programa eram: 15 mentores, 60 empreendedores e, por conseguinte, 60 mentorias. No entanto, tamanho foi o sucesso do Mentores de Negócios que tivemos 17 mentores inscritos na 1º fase e 78 empreendedores, resultando em 49 mentorias.

Em pesquisa realizada com os mentorados, observamos que a média de idade dos participantes era de 36 anos e 69% homens contra 31% de mulheres, sendo a maioria (93%) residentes na Grande Vitória, enquanto 5% é de Linhares e 2% do Rio de Janeiro.



A cada mentoria era feita uma pesquisa de satisfação, pelos mentores houve 85% de avaliação positiva e dos mentorados essa avaliação foi de 100% nota máxima. O que nos dá a certeza da importância e relevância desse programa no mercado, principalmente, para quem está começando um negócio e enfrentando problemas nesse período inicial e, com o programa, podem contar com aconselhamentos especiais e personalizados.

Para o segundo ciclo do Mentores de Negócios, apresentamos como melhorias: 1) a ampliação das parcerias com o CindesJovem, FindesLab; 2) disponibilizar para os participantes uma “Pré-mentoria”, ou seja, uma consultoria para definição das demandas mais assertividade para Mentores e Mentorados; e 3) realizar uma avaliação de impacto.

Depoimentos

Durante o encontro os empreendedores tiveram a oportunidades de apresentar seus negócios, explicando quais eram os desafios atuais para desenvolver e impulsionar suas inciativas.



“Foi um momento muito provocador. Agradeço ao IEL por estar compartilhando comigo essa experiência tão enriquecedora. A minha experiência como mentorada foi muito bacana. No início do ano, eu estava em um processo de autoavaliação em que eu me questionava muito sobre o meu planejamento de vida. Eu tracei toda uma trajetória que eu queria realizar, mas as coisas não estavam dando tão certo. Então, as reuniões de aconselhamento vieram de encontro com esse momento da minha vida. Me ajudando a repensar a minha rota e os dois mentores que tive, foram pessoas incríveis. O Wilson e o Rafael me ajudaram muito mesmo. Eu fiquei encantada com a total atenção que recebi”, apontou Luciane Veiga, proprietária da Luciane Veiga Arquitetura.

Após depoimento dos empreendedores, alguns mentores convidados também tiveram um momento de apresentação para expor suas experiências pessoais e profissionais de negócios e, principalmente, durante o desenvolvimento das mentorias.



”Eu sou da empresa Mogai Tecnologias e a gente desenvolve inovações tecnológicas. No começo, eu fiquei um pouco inseguro em ser mentor, com o fato de ter ou não capacidade de poder transmitir a minha experiência e poder ajudar os empreendedores. Confesso até que no início, eu estava aprendendo tanto com as pessoas que vinham me pedir ajuda, que eu pensava “será que eu estou sugando e dando pouco em troca?”. Eu mesmo pedi mentoria para outros empresários. Com essa minha dúvida, comecei a conversar com outras pessoas e acabei recebendo um feedback muito positivo. As vezes, a gente não consegue perceber sozinhos o quanto é valioso esse conhecimento que desenvolvemos ao longo desses anos como empresário, principalmente, para uma pessoa que não tem essa vivência. Essa troca, pra mim, foi muito importante”, contou Franco Machado, CEO da Mogai.

Não deixe de conferir as fotos da cerimônia:

Como funciona o Mentores de Negócios?

Em dezembro de 2018, o IEL-ES lançou o Programa Mentores de Negócios para a realização de mentorias. A ideia é disseminar a experiência de empreendedores bem-sucedidos a fim de tornar novos projetos mais assertivos, com mais competitividade e qualidade.

O Programa Mentores de Negócios, foi desenvolvido pelo IEL-ES com apoio do Sebrae-ES, para que empresários previamente selecionados e referências em suas áreas de atuação possam disponibilizar seu tempo voluntariamente para serem mentores dos empresários interessados, que serão chamados de mentorados.

As sessões de mentoria tendem a se transformar em verdadeiras consultorias em que empresários mais experientes compartilham suas vivências orientando os mentorados. Os encontros serão divididos por áreas de negócios, como estratégia; planejamento; finanças; precificação; modelo de negócios; gestão corporativa; produção; tecnologia; inovação; capital/investimento; internacionalização; compliance; pesquisa e desenvolvimento; gestão de pessoas; mercado; produtividade; experiência com o cliente.

Cada mentorado poderá agendar até duas sessões com os mentores por tema escolhido no primeiro ciclo do Programa, previsto para durar 6 meses. O agendamento dos encontros e escolha dos mentores serão feitos em uma plataforma online, o que torna o processo muito mais rápido e descomplicado.

A plataforma é gratuita e os encontros podem ser presenciais ou online. Não perca essa chance. Saiba mais e inscreva-se!


Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Findes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras