Loading...

Notícia

Publicado: 01/07/2014 13:27h

Empresários do setor de petróleo e gás se reúnem para discutir as novas políticas do PNQP

Empresários do setor de petróleo e gás se reúnem para discutir as novas políticas do PNQP

Plano objetiva incentivar ainda mais a competitividade do setor

Empresários se reuniram com representantes da Petrobrás e do Fórum Capixaba de Petróleo & Gás, no auditório do Sindicato das Empresas Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer), na manhã do último dia 27. O evento aconteceu para apresentar as novas diretrizes do Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP). A nova política destina-se à qualificação profissional no país para as empresas com atuação nos diferentes elos da cadeia de suprimentos dos projetos de petróleo e gás natural. Além de proporcionar que os funcionários cresçam profissionalmente em suas respectivas carreiras, as empresas que investem em qualificação tendem a melhorar os indicadores de produtividade, obtendo ganhos de competitividade.

O PNQP do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) conta atualmente com dois formatos de seleção para os cursos de capacitação. No primeiro, os processos de seleção são conduzidos pelas empresas fornecedoras de bens e serviços da indústria de petróleo e gás natural, de acordo com a disponibilidade de vagas, de forma a contribuir para a aproximação entre os alunos e as empresas contratantes. Os fornecedores indicarão as categorias profissionais que necessitam e também destinarão, junto com o Prominp, recursos para qualificação dos trabalhadores. Também poderão ser lançados editais em regiões com empreendimentos que ainda não tenham empresas contratadas para sua implantação. As oportunidades serão anunciadas no site do Prominp.

Em ambos os modelos, o benefício para o empresário é que o custo com a qualificação de profissionais é dividido com o Prominp, ou seja, as empresas se comprometem a financiar 50% do valor do curso e o Programa financia o restante.

Fonte: Iá! Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras