Loading...

Notícia

Publicado: 06/05/2016 15:23h

EDP inicia 15ª edição do EDP nas Escolas no Espírito Santo

EDP inicia 15ª edição do EDP nas Escolas no Espírito Santo

Capacitação de professores em plataforma digital, resgate e criação de brincadeiras infantis com alunos são os destaques do projeto; Unidades escolares de Baixo Guandu, Cachoeiro do Itapemirim e Vitória sediarão atividades do programa

Quatro escolas, 3 cidades capixabas e cerca de mil kits escolares. Esses são alguns números da edição 2016 do EDP nas Escolas, criado há 15 anos com o objetivo de contribuir para a melhoria do aprendizado de estudantes de escolas do ensino fundamental por meio do fortalecimento pedagógico e da interação entre unidades de ensino e comunidade. Trata-se de um projeto patrocinado pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, coordenado pelo Instituto EDP, responsável pelas ações socioambientais onde a empresa atua.

A iniciativa, que também contempla o compartilhamento de conhecimento sobre consumo consciente de energia e preservação dos recursos naturais, por meio de diversas atividades, segue incentivando, capacitando e premiando o potencial criativo de professores e dos alunos do 1º ao 9º ano da rede pública municipal com os concursos Professor Sustentável e Arte com Energia.

“Acreditamos que a melhoria da educação passa pela capacitação contínua dos professores, para que eles possam contribuir para a formação destes jovens como cidadãos cada vez mais comprometidos com o futuro”, diz Pedro Sirgado, diretor do Instituto EDP.

Sob o tema “Escola, indivíduos e comunidade: unindo forças para integrar solução”, o concurso Professor Sustentável colocará à disposição dos educadores das escolas participantes do programa a plataforma educacional Dreamshaper, para criar um projeto que vise a solução para um problema ou uma oportunidade diagnosticada na escola ou em seu entorno. O Dreamshaper é voltado ao empreendedorismo com o trabalho das competências socioemocionais e empreendedoras dos usuários.

Os projetos terão de ser apresentados até 20 de agosto, e os cinco melhores serão contemplados com R$ 3 mil para que sejam colocados em prática entre os meses de outubro e dezembro deste ano.

E a brincadeira infantil, com importância na vida estudantil já ressaltada por estudos e pesquisas, ganha releitura no concurso Arte com Energia, que seguirá o tema “Brincar para Aprender”. A partir da videoarte como expressão artística, professores e alunos serão estimulados a resgatar e recriar jogos tradicionais ou a inventar novas brincadeiras.

Os grupos autores das 15 melhores ideias serão premiados com tablets e suas criações farão parte do livro “Brincadeira com Energia”, que será publicado no final da edição do concurso. Já os professores/orientadores dos grupos vencedores participarão, em outubro, de um curso de Capacitação em Arte, em São Paulo. E a escola que apresentar o melhor conjunto de trabalhos receberá uma “Oficina de Brincadeiras para professores”, a ser ministrada por um profissional especializado.

A edição 2016 do EDP nas Escolas conta com a parceria da MoLin do Brasil, empresa especializada em materiais escolares, e também acontece no Amapá, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Escolas participantes

EMEB Profª. Juracy Cruz

Rua Sisypho Sardenberg, 18 - Sao Luiz Gonzaga - Cachoeiro de Itapemirim (ES)

EMEF Paulo Roberto Vieira Gomes

Rua Tenente Setubal, 490 - São Benedito, Vitória (ES)

EMEF Zilda Andrade

Av. Professor Hermínio Blackman, 778, Vitória (ES)

EMEIEF Aládia Trindade Paiva

Rua Getulio Vargas, 112 - Mascarenhas - Baixo Guandu (ES)

EDP nas Escolas – 15 anos Desde 2002, por meio do EDP nas Escolas, e em parceria com as secretarias de ensino, a EDP contribui para o desenvolvimento educacional nas áreas onde atua por meio de iniciativas que visam o aumento da qualidade de vida estudantil de alunos de escolas públicas, utilizando ações de cidadania e de melhoria do ambiente escolar.

Entrando em seu 15º ano, o projeto já beneficiou mais de 200 mil estudantes dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e recebeu mais de R$ 5 milhões de investimento da EDP.

O EDP nas Escolas também capacita professores das escolas participantes com conteúdo sobre valores e cidadania; energia e consumo; e gestão de resíduos sólidos para que os alunos se tornem agentes multiplicadores do que é aprendido em sala de aula.

Fonte: Assessoria de imprensa Instituto EDP

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras