Notícias - Gerais

Publicado 13/02/2020

EDP fica entre as três melhores no Prêmio ANEEL de Qualidade

EDP fica entre as três melhores no Prêmio ANEEL de Qualidade

Distribuidora de energia do Espírito Santo está no Top 3 na categoria “Maior Crescimento Concessionárias 2019/2018”

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, ficou entre as três melhores no Prêmio ANEEL de Qualidade na categoria Maior Crescimento Concessionárias 2019/2018. A premiação indica que a companhia esteve entre as que mais evoluíram no grau de satisfação dos consumidores residenciais dentre as concessionárias com mais de 400 mil clientes. A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília, na quarta (12).

A pesquisa foi realizada de forma presencial-domiciliar pela empresa Qualitest – Inteligência em Pesquisa, no período de 22 de julho a 13 de novembro de 2019 e avaliou a percepção do consumidor a respeito da qualidade e do valor percebido, da sua confiança no fornecedor, da fidelidade e da sua satisfação integral. Foram entrevistados 27.308 consumidores residenciais, de 596 municípios atendidos pelas  distribuidoras de energia elétrica do país.

"Estar entre as três melhores do país é um reconhecimento pelo trabalho que realizamos continuamente na ampliação da oferta e melhoria da qualidade do serviço no Espírito Santo. Essas iniciativas com foco no cliente foram ressaltadas nessa premiação, elaborada com participação dos consumidores. Isso abrilhanta a conquista e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo", destaca João Brito Martins, diretor da EDP no Espírito Santo.

Nos últimos cinco anos, a EDP realizou aportes da ordem de R$ 1,3 bilhão no Espírito Santo. Entre as obras realizadas, estão contempladas a ampliação e construção de duas subestações, em Afonso Cláudio e Santa Maria de Jetibá, bem como construção e recapacitação de linhas de distribuição de alta tensão, que acrescentarão ao sistema 75 MVA de potência instalada e 255 KM de novas linhas e redes.

O estado também teve implantado o primeiro sistema autônomo para monitoramento e análise de redes elétricas do setor no país. A operação consiste na disponibilização de drones de última geração para inspeção dos ativos de energia nas áreas de Distribuição e Transmissão da Companhia no Espírito Santo.

O prêmio

Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a premiação – anteriormente denominada de Índice de Satisfação do Consumidor (Iasc) – retrata o grau de contentamento do consumidor e é divulgada anualmente pela Agência, desde 2000. A ANEEL premia as distribuidoras mais bem avaliadas, desde que atingida a pontuação mínima de 60 pontos.

O objetivo é fomentar a melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica no país. A partir de abril de 2017, com base nos Procedimentos de Regulação Tarifária (PRORET), a variação anual da premiação integra o cálculo das Revisões Tarifárias Periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.



Fonte: Assessoria de Imprensa - EDP