Notícias - Gerais

Publicado 08/10/2019

EDP Brasil gerencia a construção de linhas de transmissão e de subestações de energia com Colaborativo na nuvem

EDP Brasil gerencia a construção de linhas de transmissão e de subestações de energia com Colaborativo na nuvem

Holding do setor elétrico obtém maturidade e inteligência na gestão de projetos de engenharia com ferramenta de colaboração que será utilizada em 1,4 mil quilômetros de linhas de transmissão e 20 subestações de energia

A companhia elétrica EDP Brasil, controlada pelo grupo português Energias de Portugal (EDP) e uma das maiores do segmento, fará a gestão de seus projetos de transmissão de energia com o uso do Colaborativo, software de colaboração em nuvem fornecido pelo Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação especializada nos setores de engenharia e construção.

O Colaborativo foi escolhido pela EDP Brasil porque continha duas condições essenciais contidas no edital: ser passível de parametrizações, o que permite a elaboração de controles de acordo com as necessidades de cada projeto, e ser na nuvem, característica que possibilita o acesso remoto a partir de qualquer lugar e qualquer computador.

Atualmente, os empreendimentos da EDP Brasil consistem em cerca de 1,4 mil quilômetros de linhas de transmissão e 20 subestações de energia, entre ampliações e novas construções, distribuídas por seis Estados. Ao todo, os projetos consolidam investimentos de aproximadamente R$ 3,8 bilhões. O Colaborativo irá apoiar na gestão desses projetos.

De acordo com Marco Carossi, especialista de Engenharia, Construção Hídrica & Transmissão da EDP Brasil, a principal vantagem do software é ter uma visão centralizada e em tempo real do desenvolvimento dos projetos. “A ferramenta integra todos os envolvidos no projeto em uma única base. Por meio do workflow, temos visibilidade, controle e agilidade no processo de aprovações entre fornecedor, cliente, engenharia do proprietário (auditor técnico) e órgãos governamentais”, acrescenta Carossi.

A adequação do Colaborativo às necessidades da EDP é um diferencial. Segundo Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo, essa flexibilidade permite à empresa de energia moldar a ferramenta para cada tipo de projeto. “Essa modelagem traz um diferencial competitivo para o negócio da EDP, pois facilita o seu dia a dia nos empreendimentos, além de corroborar para o desenvolvimento de projetos em tempo hábil”, explica Granadeiro.

Além de uma gestão efetiva, o Colaborativo gera relatórios para a tomada de decisões. “Saímos do braçal e estamos indo para o estratégico. Com a ferramenta, cada coordenação técnica utiliza os relatórios para extrair os dados que precisa para ter visibilidade e estratégia em relação aos principais desvios. Conseguimos ver, por exemplo, se as empresas estão em atraso com suas entregas e, com isso, tomar medidas com agilidade. Tudo para não prejudicar o andamento das construções”, finaliza Carossi.

Sobre o Construtivo.com (http://www.construtivo.com/)

O Construtivo é uma empresa de tecnologia com DNA de engenharia. Pioneira no conceito de nuvem, atende aos maiores projetos de infraestrutura do Brasil. Fundado em 2000 como uma joint venture do Grupo Santander, o Construtivo passou por um processo de MBO (Management buy-out) em 2004 e se tornou uma empresa nacional.

Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, o Construtivo tem como carro chefe a solução Colaborativo, ofertada na modalidade de serviço (SaaS) e atendendo mais de 40 mil usuários com rede de plena redundância e com padrões de segurança internacionais a partir de seus servidores em Data Center Nacional padrão Tier III.

As soluções do Construtivo não se limitam apenas àquelas que compõem o Colaborativo. Elas englobam o serviço e o conhecimento de sua equipe como parte do processo. Aproveitando o know-how de mais de 20 anos de sua equipe em CAD e o pioneirismo em BIM, o Construtivo estabeleceu um núcleo de serviços de CAD / BIM.

Com cerca de 100 clientes ativos, entre eles UHE Belo Monte, CSN, Systra Vetec, CEEE, Voith, EBEI, Exto, CTG Brasil, Mobissom, LPC Latina, Rodobens, State Grid, JHE, PK, Voith, Rumo e Energia Consult, o Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país, atendendo áreas como energia, transporte, administração pública, manutenção, entre outras.



Fonte: Assessoria de Imprensa EDP