Loading...

Notícia

Publicado: 20/05/2021 14:11h

Edital de chamada pública do Fundo Soberano está aberto para selecionar gestoras de fundos de participações

Edital de chamada pública do Fundo Soberano está aberto para selecionar gestoras de fundos de participações
O FIP Funses 01 será o maior da categoria venture capital no País, tendo aporte inicial de R$ 250 milhões.

O Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses) está com edital de chamada pública aberto para a seleção de gestores com o objetivo de estruturar fundo exclusivo de investimento em participações. O processo, conduzido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), tem prazo para o recebimento de propostas até o dia 17 de julho.

Os interessados podem acessar o edital completo no site do banco. A empresa gestora de private equity selecionada administrará um Fundo de Investimento em Participações (FIP), constituído com recursos do Fundo Soberano (Funses). Esse fundo será o maior da categoria venture capital da atualidade no País, com aporte inicial de R$ 250 milhões.

O diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, destaca que o novo mecanismo contribuirá para a atração e o fortalecimento de investimentos no Estado, fomentando o ambiente de negócios e contribuindo para a geração de emprego e renda. “Com a estruturação deste FIP, com recursos do Fundo Soberano, o Governo poderá atrair e prospectar novos negócios para investir no Espírito Santo. É um processo que contribui para a diversificação da economia capixaba, gerando novas oportunidades para as gerações futuras”, destaca.

Munir Abud enfatiza ainda que a gestora de private equity que será selecionada pelo edital terá papel importante em todo o processo. “Essa empresa gestora fará a seleção de empresas que se candidatem aos recursos do FIP Funses 01 e que sejam estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico local”, completa.

Essa empresa gestora é responsável por identificar o potencial de crescimento das empresas candidatas. Após o processo, o Fundo adquire um percentual das ações das empresas que serão investidas, ou seja, o FIP prospecta empresas e entra como sócio acionista por um período determinado. “Coube ao Bandes a condução de todo esse processo pelo seu know-how na modalidade de investimento e pelo seu papel de articulador do desenvolvimento”, ressalta Munir Abud.

Esse tipo de investimento, o Fundo de Investimento em Participações (FIP), é uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional, na qual uma empresa gestora do fundo identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações. Ou seja, o Fundo prospecta empresas e entra como sócio acionista por um período determinado, e traz experiência e boas práticas que apoiam a gestão e a governança da empresa. Assim, com o tempo, a empresa ganha expertise e resultados.

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/fip
faleconosco@bandes.com.br

Fonte: Comunicação Institucional do Bandes
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras