Loading...

Notícia

Publicado: 06/12/2016 13:57h

Dez maus hábitos do dia a dia que podem prejudicar a sua coluna

Dez maus hábitos do dia a dia que podem prejudicar a sua coluna
Atividades executadas de maneira incorreta ao longo do tempo acabam ocasionando dores nas costas e outros problemas
 
Como você amarra os cadarços do tênis e do sapato? Provavelmente sentado. Mas, os pés ficam apoiados no chão? Essa posição força sua coluna desnecessariamente. O ideal é a pessoa dobrar a perna sobre o joelho, aproximando o pé de si, para manter a coluna ereta.
 
E como você levanta da cama? Bruscamente, de frente? O correto é ficar de lado para depois sair. Esses e outros pequenos hábitos, que talvez nunca tenham chamado a sua atenção, podem ser os responsáveis pelas suas dores nas costas.
 
O cirurgião de coluna Lourimar Tolêdo, responsável pelo Serviço de Cirurgia da Coluna Vertebral da equipe de ortopedia do Hospital Metropolitano, explica que a maioria dos casos de dores na coluna são acarretados por erros de postura cometidos no dia a dia, sendo as mais frequentes a lombalgia e a cervicalgia.
 
Prevenção
Por isso, para prevenir problemas, são recomendados alguns cuidados. “Sempre que for se agachar para pegar um objeto, por exemplo, dobre os joelhos e desça com a coluna reta e a musculatura abdominal contraída e analise se ele não está pesado demais para você antes de tentar carregá-lo”, alerta Lourimar Tolêdo.
 
Mudanças de costumes simples, segundo o médico, reduzem a probabilidade de se desenvolver sérios problemas, como a hérnia de disco (desgaste dos discos intervertebrais), a escoliose (desvio para o lado) e a hipercifose (aumento da curvatura normal da coluna), que podem causar muita dor.
 
Confira abaixo dez situações em que os maus hábitos podem prejudicar a sua coluna
 
1.    Amarrando os cadarços
Nada de dobrar a coluna e se esticar todo para alcançar os sapatos. A maneira correta de amarrar os cadarços é, estando sentado, apoiar o pé calçado sobre o joelho da perna oposta, formando um triângulo. Assim, ele estará mais perto do seu corpo e evitará que você se incline e force a coluna.
 
2.    Hidratando as pernas
Para começar, sente-se. Apoie a perna a ser hidratada sobre uma cadeira ou assento de mesma altura, com o joelho dobrado, e pronto! Agora você consegue alcançar toda a perna, do tornozelo à virilha, sem flexionar a coluna.
 
3.    Varrendo o chão, aspirando ou passando pano
Evite se curvar ou “torcer” o corpo. Prefira mover os pés em passos curtos, mantendo a coluna ereta. Para torcer o pano, prefira fazê-lo em um tanque, ou dobre os joelhos e desça até o balde com a coluna reta e a musculatura abdominal contraída.
 
4.    Passando roupa e escovando os dentes
Da mesma forma, fuja do hábito de inclinar totalmente o tronco enquanto passa a roupa ou escova os dentes, por exemplo. A mesa e a pia devem ter altura suficiente para que isso não seja necessário. De preferência, que sejam alinhados com o seu umbigo. Ao passar roupas, apoie um dos pés em um banquinho para descansar a perna. Mas, não fique muito tempo parado na mesma posição, pois isso também é prejudicial à coluna. Já na hora da higiene bucal, use um copo para enxaguar a boca. Esse hábito pode evitar que o pescoço e as costas fiquem curvados.
 
5.    Guardando objetos em armários altos
Elevar um peso acima da cabeça agride tanto a coluna cervical quanto a lombar. Por isso, ao guardar um objeto, apoie-o no seu corpo e utilize uma escada ou banquinho para obter altura e alcançar o local com segurança.
 
6.    Levantando da cama
Sua coluna estava em relativo repouso enquanto dormia, e levantar bruscamente irá agredi-la. Então, permaneça deitado de lado, dobre as pernas e impulsione o corpo com a mão, ao mesmo tempo em que coloca as pernas para fora da cama. Aja sem pressa, ainda que esteja atrasado.
 
7.    Sentando e apoiando os pés
Por querer relaxar após um longo tempo sentado, muita gente acaba deslizando pela cadeira. Essa posição pode propiciar o desenvolvimento de uma hipercifose. O correto é conservar a coluna reta, alinhada ao encosto da cadeira, as coxas totalmente apoiadas sobre o assento e os joelhos a 90º. Use um banquinho, se necessário, para apoiar os pés e formar o ângulo.
 
8.    Carregando bolsa, mochila ou sacolas de compra
Conhece a expressão “levar o mundo nas costas”? Pois é, não a torne real. A bolsa não pode ultrapassar 5% do seu peso, enquanto a mochila, 10%. O ideal é que tenham rodinhas. Já as sacolas de compras devem ser divididas entre as duas mãos.
 
9.    Escrevendo no celular
Mãos e dedos sofrem com o movimento repetitivo de digitação; os ombros são sobrecarregados pelo esforço de segurar o aparelho sempre na mesma posição, e o pescoço é sobrecarregado por sustentar a cabeça sempre para baixo. Por isso, dê uma pausa na sua utilização, a cada 40 minutos; use um apoio para o braço e mantenha o centro da tela na altura dos olhos. Assim evitará a inclinação da cabeça.
 
10. Dormindo
Dormir de bruços torce o pescoço e sobrecarrega a região lombar. A melhor posição para descansar na cama é de barriga para cima ou de lado, com uma perna sobre a outra, ambas semiflexionadas, e um travesseiro que deixe a cabeça alinhada com a coluna.

Fonte: Vera Caser Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras