Loading...

Notícia

Publicado: 05/08/2014 14:06h

Crianças da rede pública desenham cenas de filme sobre Machado de Assis

Crianças da rede pública desenham cenas de filme sobre Machado de Assis

O Projeto Animação realizará de (04/08) a (08/08) a quarta oficina e de (11/08) a (15/08) a quinta oficina para desenhar as cenas da animação sobre um dos mais importantes escritores brasileiros.

Quando ainda era garoto, o filho do operário Francisco José de Assis e da imigrante Maria Leopoldina Machado de Assis, precisou dividir seu tempo entre os estudos e o trabalho de vendedor de doces. Apesar de nunca ter frequentado uma faculdade, gostava de estudar e dedicou-se a buscar conhecimento como autodidata, vindo a publicar sua primeira obra literária numa revista, na adolescência. Depois disto, percorreu uma longa carreira como jornalista, romancista, poeta, contista, crítico literário e dramaturgo, tornando-se fundador da Academia Brasileira de Letras.

Machado de Assis (1839-1908), um dos mais importantes escritores brasileiros, é a inspiração para o novo filme do Projeto Animação. O curta-metragem terá roteiro, desenhos e direção de alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) de escolas de ensino fundamental da rede pública de Vitória.

As aulas da quarta oficina começaram nesta segunda-feira (04/08) e prosseguirão até sexta-feira (08/08) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina, na Região da Grande São Pedro, em Vitória. Na semana seguinte, de 11 a 15 de agosto, será a vez dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo, no Centro da capital, desenharem as cenas do filme.

O Projeto Animação é uma realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, com o patrocínio da EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, e da ArcelorMittal Tubarão, e apoio do Instituto EDP. O projeto conta com as parcerias do Núcleo Animazul, Instituto Galpão, Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) e Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Além de articular o audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.

Machado de Assis – Autor de romances, contos, crônicas, poesias, peças teatrais e sonetos que fazem parte do imaginário popular, Machado de Assis é considerado o introdutor do movimento literário conhecido como Realismo Brasileiro, e celebrado por seu grande talento para a análise psicológica de personagens. Protagonista do roteiro que está sendo executado pelos alunos capixabas, Joaquim Maria Machado de Assis nasceu, no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839. Considerado um dos romancistas brasileiros de interesse universal, Machado fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

O escritor introduziu o Realismo na Literatura Brasileira com Memórias Póstumas de Brás Cubas. Além deste, outros livros de sua autoria se tornaram clássicos, como Quincas Borba, Esaú e Jacó, Dom Casmurro, Helena e Memorial de Aires.  Machado morreu aos 69 anos, no dia 29 de setembro de 1908.

As oficinas – Com a orientação dos animadores Rosaria e Marcelo Perin e a monitoria dos animadores do Núcleo Animazul, os estudantes da EMEF Neusa Nunes Gonçalves experimentarão técnicas como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital) para dar continuidade à criação das cenas do filme. Em seguida, de 11 a 15 de agosto, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo utilizarão as mesmas técnicas para fechar o ciclo de oficinas de animação.

Este ano, a primeira oficina foi realizada de 24 a 28 de março, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo (Centro). Na ocasião, os alunos escolheram o tema e construíram o roteiro de forma coletiva, com a orientação da cineasta, diretora e montadora Luelane Corrêa, formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense.

A partir da orientação do roteiro, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitscheck de Oliveira (Maria Ortiz), de 31 de março a 04 de abril, e os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Áureo Monjardim (Fradinhos), de 07 a 11 de abril, desenharam as primeiras cenas da animação.

O que é o Projeto Animação - Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição, um filme de curta-metragem é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.

Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008), “Um Fio de Esperança” (2009); “As Curvas de Niemeyer” (2010); “O Maestro do Tempo (2013)” e “Nada, Nadador”, este último em fase de finalização. Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.

Serviço

Oficina sobre a Linguagem e as Técnicas de Animação

4ª Oficina

Data: 04 a 08 de agosto – 13h30 às 17 horas

Local: EMEF Neusa Nunes Gonçalves (Nova Palestina-Vitória)

5ª Oficina

Data: 11 a 15 de agosto – 13h30 às 17 horas

Local: EMEF São Vicente de Paulo (Centro-Vitória)

Fonte: Assessoria de Comunicação Instituto Marlin Azul 

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras