Loading...

Notícia

Publicado: 24/05/2018 00:00h

Confira cinco dicas do Bandes para o empresário capixaba que quer começar a exportar

Confira cinco dicas do Bandes para o empresário capixaba que quer começar a exportar

Entrar no mercado internacional e oferecer produtos para clientes de outros países é uma empreitada que faz parte dos planos de muitas empresas. Para ajudar os empreendedores capixabas a se estruturar para exportação, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) elaborou algumas dicas para os empreendedores que desejam iniciar ou incrementar suas vendas no exterior.

O diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal, destaca que o papel do banco é proporcionar ao empresário as soluções de crédito adequadas as suas necessidades e apoiar empresas que já exportam ou as que querem exportar. “Nosso objetivo é fomentar as vendas externas de setores não tradicionalmente exportadores ou com baixa participação na pauta de exportações, além de viabilizar a expansão e diversificação de mercados de setores já internacionalizados, como é o caso das rochas ornamentais e café, por exemplo”, destaca.

O apoio do Bandes é voltado para adequação de toda estrutura necessária para empresa na nova empreitada, inclusive com o financiamento com custos de consultoria e capacitação, além de investimentos para adequação do produto ao mercado exterior.

Se você também está pensando em iniciar sua empresa no mercado exterior ou potencializar a exportar de seus produtos, então confira algumas dicas elaboradas pelos especialistas do Bandes para alcançar o sucesso no comércio exterior. Confira:

1 – Procure uma consultoria especializada

A falta de conhecimento em logística e no mercado exterior é uma das primeiras questões que devem ser superadas. No Espírito Santo, por exemplo, o empreendedor conta com o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-ES), ação que conta com apoio do Bandes e é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Findes, Sebrae, Correios e Sindiex. O atendimento do PEIEX-ES é realizado pelos técnicos do programa, que visitam as empresas / empresários interessados em exportar seus produtos e serviços.

2 – Procure entender melhor o seu novo cliente

Conhecer seus futuros clientes é fundamental para o sucesso. Por isso, o gestor deverá estudar o país em que deseja ter relações comerciais, entender o perfil destas pessoas, para determinar o seu mercado-alvo de forma real, conhecer os preços médios praticados no local e verificar as necessidades de adaptação do produto. Para isto é necessário elaborar uma pesquisa de mercado.

3 – Atenção às leis de cada país

Cada país possui uma legislação especifica relacionada aos produtos comercializados em seu território. A legislação pode beneficiar ou restringir a entrada ou saída de determinados produtos. A documentação varia de país para país e de produto para produto. Além disso, no Brasil, a empresa precisa ficar atenta a necessidade de registrar o seu negócio como exportador em diversos órgãos, incluindo a Receita Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para facilitar esta etapa, um despachante aduaneiro pode ser útil por entender bem este tema.

4 – Preparação para às novas demandas

Destacar uma pessoa ou uma equipe responsável para atender as novas demandas que surgirem com o atendimento ao mercado exterior é fundamental para organização do fluxo de vendas. Esta equipe será responsável por avaliar a capacidade de produção do negócio e qual o seu limite para atender às demandas nacionais e internacionais. Se os prazos forem descumpridos, então a organização correrá o risco de ter o seu contrato com o cliente cancelado e sua reputação no mercado internacional poderá sair manchada.

5 – Destaque o centro de custos da atividade

O setor de exportação da empresa deve ter um capital reservado só para ele. Com os recursos financeiros desse departamento, assim a empresa poderá potencializar seu investimento de marketing no novo mercado, participar de eventos, alterar ou adaptar os produtos de acordo com as exigências e necessidades dos clientes estrangeiros.

Que tal agora se organizar e planejar a venda de seus produtos no mercado exterior? Para investir na adequação da estrutura produtiva, capacitação e reestruturação gerencial, financiamento complementar de capital de giro, serviços de promoção e marketing, e outras atividades pertinentes o Bandes possui linhas de crédito adequadas para o empreendedor capixaba comercializar seus produtos além das nossas fronteiras.

Simulação

Caso esteja interessado, o empreendedor pode fazer uma simulação no site ou no aplicativo para smartphones. Basta responder algumas perguntas para saber que tipo de crédito é o ideal. “Esta ferramenta é muito útil porque permite calcular o valor que você pode obter em cada instituição financeira, além dos prazos de pagamento e taxas de juros que deverá pagar em cada caso”, destaca o diretor de Crédito.

O atendimento pode ser feito presencialmente na sede do banco. Pelo site, o interessado pode acessar os endereços dos parceiros consultores em todos os municípios capixabas.

Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br


Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Bandes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras