Loading...

Notícia

Publicado: 20/03/2019 14:22h

Confiança dos empresários capixabas atinge maior marca da série histórica

Confiança dos empresários capixabas atinge maior marca da série histórica
Melhora na avaliação das condições atuais da economia deixa empresários mais animados em relação ao ambiente econômico do país

Os empresários do comércio capixaba se mostraram mais animados com a situação atual do ambiente econômico do país, em fevereiro. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Vitória apresentou o maior indicador dos últimos sete anos. O indicador de fevereiro teve alta de 6,3% em relação a janeiro e alcançou 134,6 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano passado a alta foi de 13,3%. Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC), divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com análise da Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Apresentando também o maior indicador dos últimos sete anos, com 115,7 pontos, o subíndice que avalia as condições atuais da economia, do setor e da empresa foi o que mais desenvolveu nas duas comparações (mensal e anual) e puxou a alta do levantamento.

Na pesquisa, todos os três subíndices que compõem o ICEC tiveram um crescimento tanto na comparação com janeiro anterior, quanto na comparação com o mesmo mês do ano passado. O subíndice que avalia as expectativas possui o maior valor em pontos (171,3), mostrando um alto otimismo para os próximos meses. O subíndice que avalia as condições de investimentos também subiu nas duas comparações, na variação mensal ele teve um crescimento de 3,1% e na comparação anual 12,5%, ficando em 116,7 pontos.

Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, os empresários do comércio estão cada vez mais otimistas para a retomada das vendas em 2019. “O fechamento de 2018 já foi positivo e os empresários estão cada vez mais confiantes com a situação atual e futura da economia. Isso significa uma mudança nos ânimos que deverá, consequentemente, incentivar os investimentos e as contratações”, conta.

Brasil

O ICEC apurado para o Brasil marcou 124,9 pontos no mês de fevereiro de 2019 o que representou uma alta de 3,2% em relação ao mês anterior. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro teve crescimento de 10,3%.

Nota Técnica

Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador que mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futura da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas localizadas na capital Vitória–ES. A análise local é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Fonte: iá! comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras