Loading...

Notícia

Publicado: 21/02/2019 16:18h

Comércio capixaba foi destaque nacional de vendas em 2018

Comércio capixaba foi destaque nacional de vendas em 2018
Mesmo com um ano repleto de desafios, o comércio do Espírito Santo obteve crescimento de vendas em 2018

As vendas do comércio capixaba fecharam 2018 positivas após três anos consecutivos de recuo. Na modalidade de comércio restrito, o setor acumulou alta de 7,7% em 2018 com relação a 2017. Já no comércio ampliado, que inclui vendas de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção houve crescimento de 13,5% frente a 2017. A análise é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mesmo apresentando retração no último mês do ano, as vendas do comércio capixaba fecharam 2018 com crescimento frente a 2017. Embora não tenha recuperado as perdas do passado, a alta em 2018 é um retorno importante ao patamar positivo das vendas após três anos de retrações consecutivas e expressivas.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, acredita que o comércio reflete a confiança das pessoas e quanto mais elas se sentirem encorajadas a consumir, mais aquecidas ficarão as vendas. Segundo ele, “esse clima de otimismo está baseado também na reação dos indicadores, principalmente, do mercado de trabalho, que fechou o ano positivo e é fator preponderante para a continuidade desse cenário”. As pesquisas têm mostrado que os empresários estão mais confiantes para o ano de 2019 e os resultados positivos de 2018 deverão influenciar ainda mais o aumento do ritmo de contratações e investimentos.

O desempenho das vendas em dezembro foi de queda de 4,4% em relação ao mês anterior, permanecendo crescente frente ao mesmo mês de 2017. No conceito ampliado o movimento foi o mesmo: queda em relação ao mês anterior, mas alta contra o ano passado.

As atividades que mais se destacaram em 2018, quando comparado a 2017, foram Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+28,9%), Veículos, motocicletas, partes e peças (+25,2%) e Móveis e eletrodomésticos (+24,5%).

Brasil

No Brasil, as vendas do comércio restrito fecharam o ano de 2018 com alta de 2,3% e no comércio ampliado a alta foi de 5,0% quando comparado a 2017.

No fechamento de 2018 o Espírito Santo foi destaque com o maior crescimento no ano no comércio ampliado apresentando alta de 13,5% em relação a 2017. O segundo colocado nessa comparação foi Rondônia com alta de 10,6%, seguido de Santa Catarina com alta de 10,5% frente a 2017. No comércio restrito, o Espírito ficou com o segundo maior crescimento (+7,7%) ficando atrás de Santa Catarina (+8,1%). O ano de 2018 foi o terceiro melhor ano de vendas nas modalidades ampliada e restrita no estado capixaba desde 2010. 

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no País e nas Unidades da Federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio. Os dados são divulgados com 2 (dois) meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Fonte: iá! Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras