Loading...

Notícia

Publicado: 25/01/2018 17:58h

Com apoio do Bandes, empresa aposta em inovação para tratar efluentes sem produtos químicos

Com apoio do Bandes, empresa aposta em inovação para tratar efluentes sem produtos químicos

Um dos principais desafios das empresas na atualidade é saber como incorporar os conceitos de sustentabilidade ao dia a dia dos negócios. Antes visto como custo para as empresas, este conceito passou a ser superado pelo entendimento que há diversos ganhos em trabalhar dentro de princípios de sustentabilidade.

Diante deste cenário, o empreendedor Antônio Luis Médice desenvolveu um produto inovador destinado ao tratamento de efluentes sem a utilização de produtos químicos. A ideia surgiu a partir de uma viagem de negócios a São Paulo, quando Antônio teve o primeiro insight para desenvolver a fórmula que deu origem ao Byomais, produto utilizado para a otimização dos processos de biodegradação, remediação e depuração dos contaminantes ou poluentes em caixas de esgoto sem a utilização de químicos.

De volta a terras capixabas e com o produto patenteado, o empreendedor implantou a empresa 2M Soluções Ambientais. “Eu acreditei na ideia, comecei a desenvolvê-la e, ao longo de quatro anos aperfeiçoei a formulação para aumentar a eficiência do produto. Necessitava de investimento para implantar a empresa e procurei o Bandes, onde pude investir na empresa”, conta Antônio Luiz.
 
A ideia inovadora aliada ao seu espírito empreendedor rendeu um produto único no Brasil. “Não existe nenhum produto similar ao Byomais no mercado nacional. Geralmente, o tratamento de efluentes é realizado com produtos químicos. O nosso é 100% natural e atóxico, o que é atestado por laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, declara Antônio, que conta com quatro funcionários para atender à demanda, entre eles, uma bióloga e um profissional de suporte e aplicação em campo.

Em poucos anos, a cartela de clientes se expandiu, o atendimento a condomínios, restaurantes, fazendas agrícolas, hotéis, destilaria de álcool, rede de supermercados, hospitais, hoje comporta grandes empresas. “Estamos trabalhando com apenas 40% de nossa capacidade. Nosso produto atua não só com resíduos de esgoto como também hidrocarnoneto (derivado do petróleo) e pode ser aplicado tanto na agua como também ser utilizado no tratamento do solo”, finaliza.

Para investir no desenvolvimento e comercialização de seu produto, Antônio Luiz contou com o crédito do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). “Eu precisei do crédito para fechar a conta do projeto e meu contador sugeriu que eu procurasse o Bandes. Com o crédito, consegui concretizar meus planos”, explica o empresário.

Apoio à inovação

“O Bandes tem linhas para apoiar a inovação em pesquisa e tecnologia e estamos de olho no aumento da competitividade das empresas capixabas”, complementa Aroldo Natal. O Bandes é um agente importante e conta com instrumentos como o INOVACRED/FINEP. “Somos o repassador exclusivo desses recursos no Espírito Santo. Nas linhas de inovação, temos as melhores condições em termos de taxas e prazos no mercado”, explica o presidente.

Podem ser financiados projetos de inovação, de maior valor agregado e portadores de futuro: introdução de novos produtos, processos, serviços, marketing ou inovação organizacional, bem como o aperfeiçoamento dos já existentes, no ambiente produtivo ou social, visando ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional e nacional.

São financiamentos de até R$ 5 milhões para adquirir equipamentos, softwares, serviços de consultoria tecnológica, matérias-primas. Você também pode obter crédito de até R$ 10 milhões, com as linhas BNDES MPME Inovadora e FINEP Inovacred, para aumentar a produtividade das empresas ou financiar investimentos, com prazos que vão até 96 meses.

Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras