Loading...

Notícia

Publicado: 12/11/2018 13:29h

Cinco cuidados com a coluna na prática de exercícios físicos

Cinco cuidados com a coluna na prática de exercícios físicos

Dores na coluna podem ser ocasionadas pela sobrecarga de peso e postura incorreta na academia


A sobrecarga e a postura incorreta são alguns dos fatores de risco para quem pratica exercícios. Esses hábitos podem provocar lesões, deformidades e desconfortos nas costas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendável tirar 30 minutos diários para atividades físicas. Porém, com cautela, para não prejudicar a coluna.

O ortopedista Lourimar Tolêdo, membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), recomenda exercícios no dia a dia, com o acompanhamento de um profissional da área de educação física. “Um dos principais erros é tentar se exercitar sozinho. Cada pessoa precisa de ajuda na indicação da postura e dos tipos de exercícios corretos para cada pessoa”, explica.

Cuidados

Uma dica do médico é realizar alongamentos antes de qualquer atividade física. Além da prevenção de problemas na postura e nas articulações das costas, eles diminuem o risco de lesões e influenciam a circulação sanguínea.

Outros fatores, como a quantidade de peso excessivo e a postura errada durante os exercícios, podem provocar problemas mais graves. “A postura incorreta gera desde a falta de mobilidade do tronco, até uma deformidade nos ossos”, afirma o médico.

Pontos positivos

Ainda de acordo com o ortopedista, a atividade física pode melhorar as condições da coluna. “Alguns tipos de exercícios envolvendo a lombar criam um cinturão de músculos, dando apoio para a região. É preciso fazer os exercícios de maneira correta, assim, é grande a possibilidade de melhoria”, afirma Lourimar Tolêdo.

“Exercícios como saltos, corridas e levantamento de peso necessitam de um cuidado maior ao serem realizados. Já outros, como a natação e o pilates, são indicados para quem tem problemas de coluna. O ideal é conhecer e compreender a sua própria capacidade para exercer essas atividades”, esclarece.

Cinco cuidados práticos para a hora do exercício:

  • Cuidado com a sobrecarga: carregar um peso maior do que o suportado durante as atividades pode ocasionar tensões na região da coluna.

  • Alongue-se: além de preparar seu corpo para as atividades seguintes, é uma ótima forma de prevenção de futuras lesões.

  • Mantenha a postura: uma postura ereta, além de evitar futuros problemas nas costas, facilita a prática dos exercícios e influencia nos resultados.

  • Respeite os intervalos de descanso: seu corpo precisa de tempo para se recuperar e estar pronto para uma nova série.

  • Use roupas confortáveis e tênis adequados: roupas apertadas dificultam os movimentos e atrapalham a estabilização da coluna.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Dr Lourimar Tolêdo
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras