Loading...

Notícia

Publicado: 15/03/2019 14:34h

CIEE-ES abre inscrições para Programa Adolescente Aprendiz

CIEE-ES abre inscrições para Programa Adolescente Aprendiz
Nesta segunda-feira, 18, o Centro de Integração Empresa Escola do Espírito Santo CIEE-ES, abre inscrições para cadastro de reserva. Os interessados podem se inscrever pelo site www.ciee-es.org.br, até o dia 31 de maio.

Podem se cadastrar adolescentes entre 14 a 16 anos e 11 meses, no período da inscrição, devem possuir os documentos pessoais, como Carteira de trabalho e CPF (não pode ser protocolo), residir nos municípios da Grande Vitória (Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Viana) e ser estudantes de escola pública ou que tenham 100% de bolsa na escola particular, além de possuir renda per capita (por pessoa da família) de até meio salário mínimo.

A gerente de formação e cidadania do CIEE-ES Roberta Faé, explica que diversos estudantes buscam essa oportunidade para aprimorar seus conhecimentos, sair na frente em oportunidades futuras e obter novas vivências. “O programa Adolescente Aprendiz é uma oportunidade de o jovem iniciar no mercado de trabalho, e poder assim obter novas experiências. Durante o programa, pode desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades, aprimorar conhecimentos e adquirir vivencia para futuras oportunidades”, ressalta.

Vale ressaltar que o Programa Adolescente Aprendiz se diferencia do estágio, pois é um contrato de trabalho especial; portanto, o aprendiz tem Carteira de Trabalho assinada e todos os benefícios dos demais funcionários registrados, como 13º salário e FGTS.

Sobre o programa

O programa, além de contribuir para o desenvolvimento da autonomia e aquisição de novas habilidades, ainda complementa a renda familiar dos adolescentes que possivelmente não teriam a oportunidade de se qualificar para o trabalho se não fosse através da aprendizagem. Os estudantes inscritos estarão disponíveis no banco de dados do CIEE-ES para encaminhamento às vagas futuras, terão a documentação analisada quando chamados para participação de entrevistas e/ou treinamentos realizados pelo Programa Adolescente Aprendiz, porém as inscrições para cadastro de reserva, como o próprio nome indica, não implicam obrigação de convocação ou participação do Programa. O (a) candidato (a) deverá aguardar contato telefônico do CIEE-ES, pois a abertura de vagas depende da demanda das empresas parcerias.

Saiba mais

Adolescente Aprendiz

- Regido pela Lei 10.097/2000
- Contrato de Trabalho regido pela CLT.
- Direitos trabalhistas garantidos pela CLT: férias, 13º, salário mínimo hora, auxílio transporte, FGTS de 2% e benefícios quando houver.
- Contrato contempla módulos teóricos e práticos, sendo ambos remunerados pela empresa contratante.
- Cota obrigatória de contratação de no mínimo 5% e no máximo 15% do total de funcionários, para médias e grandes empresas.
- Formação técnico-profissional metódica, compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do adolescente. O estudante deverá estar frequentando a escola regular, em qualquer nível, e as atividades serão compatíveis com o curso de aprendizagem no qual ele estiver matriculado.
- Critério de idade: 14 a 16 anos e 11 meses ( no ato da inscrição)

Fonte: Assessoria de Comunicação CIEE-ES
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras