Loading...

Notícia

Publicado: 10/04/2018 00:00h

China: Xi promete abrir mercado em meio a guerra comercial com EUA

China: Xi promete abrir mercado em meio a guerra comercial com EUA

Num cenário de guerra comercial com os Estados Unidos, o presidente da China, Xi Jinping, adotou um tom conciliatório durante discurso nesta terça-feira no Fórum Boao, um encontro de líderes empresariais e políticos de países asiáticos fundado em Pequim.

Após o evento, Xi fez promessas de aumentar "significativamente" o acesso aos mercados chineses ainda neste ano, além de dizer que vai suavizar restrições à propriedade estrangeira nos setores de automóveis, industrial e financeiro.

O presidente chinês afirmou também que vai proteger e regular a propriedade intelectual, um ponto de desavenças históricas com os americanos, que acusam a China de obrigar as empresas estrangeiras a transferir tecnologia em troca do acesso ao mercado do país asiático.

Outro ponto em que Xi fez promessa de concessão aos interesses estrangeiros é o da redução de impostos sobre carros e outros produtos.

O discurso do líder chinês desencadeou uma onda de otimismo nos mercados da Ásia. Bolsas de valores e mercados de commodities operam em alta significativa por volta de meio-dia desta terça-feira na Ásia.

Xi não citou o presidente Donald Trump, e nem as escaramuças entre China e Estados Unidos, mas fez questão de se colocar como contraponto ao protecionismo do líder americano: "Em um mundo que aspira por paz e desenvolvimento, a mentalidade de guerra fria e soma-zero soa cada vez mais fora de lugar. Colocar-se num pedestal ou tentar se autoimunizar de acontecimentos adversos nos levará a lugar algum", afirmou Xi.


Fonte: Valor Econômico
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras