Loading...

Notícia

Publicado: 12/07/2016 16:00h

Centro de visitantes da Reserva de Duas Bocas é revitalizado

Centro de visitantes da Reserva de Duas Bocas é revitalizado
O centro de visitantes da Reserva Biológica (Rebio) de Duas Bocas, em Cariacica, foi revitalizado. A ação foi realizada pelos alunos do curso de Interpretação Ambiental em Ambientes Naturais, sob a coordenação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A entrega aconteceu no dia 1º de julho, data de encerramento da capacitação.

Todo o trabalho de revitalização foi feito em conjunto, desde o projeto até a execução. Foram instalados painéis informativos sobre a Mata Atlântica, uma vitrine sobre as bacias hidrográficas protegidas pela área da Rebio, um banner com imagem de satélite da reserva mostrando aos visitantes a extensão da área protegida, além de monóculos com informações sobre a fauna.

A formação de Interpretação Ambiental em Ambientes Naturais, oferecida na Rebio, foi oferecida aos moradores do entorno da reserva e do Monumento Natural de Serra das Torres, além de servidoras da Prefeitura de Viana e um voluntário do Coletivo Formate. Também participaram alunos e professores da Escola do Campo e Estação Ciências Margarete Cruz Pereira. As oficinas foram ministradas por turismólogos, biólogos e profissionais de astronomia e segurança. 

O biólogo Lauro Narciso, coordenador do curso, explicou que durante o primeiro módulo da capacitação, os participantes fizeram uma visita ao museu para conhecer e propor melhorias para o local. 

“Havia alguns painéis de 1995, armas e gaiolas apreendidas, animais empalhados, sementes e algumas cobras conservadas no álcool. Depois da visita, começamos uma discussão para revitalizar o espaço”, disse.

Para ele, a nova formatação do centro, além de mais atrativa, auxilia no trabalho dos guias durante as visitações, uma vez que estarão expostos também mapas e dados que servirão como complemento à visita. Além disso, a contribuição dos participantes do curso na revitalização fez com que esse grupo adquirisse maior identificação e proximidade com a Reserva, o que fortalece a percepção da importância em se preservar toda a área da Rebio.

Sobre a Rebio de Duas Bocas

A Unidade de Conservação, que fica na área rural do município de Cariacica, foi criada inicialmente como Reserva Florestal e, em 1991, por meio da Lei Estadual nº 4.503, teve sua categoria redefinida. Ela é de posse e domínio públicos e sua área sofreu alterações pelo cultivo de banana e de café e de atividades de pastoreio. A área tem tamanho aproximado de 2.910 hectares.
Na reserva está localizada a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo Presidente Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Pau Amarelo, Panela e Naia-Assú. A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro. As principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas. A reserva representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Fonte: Assessoria de comunicação Seama/Iema
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras