Loading...

Notícia

Publicado: 27/01/2017 01:00h

Campanha de financiamento coletivo quer levar conceito de agricultura inteligente para ajudar agricultores de baixa renda

Campanha de financiamento coletivo quer levar conceito de agricultura inteligente para ajudar agricultores de baixa renda
Iniciativa visa diminuir o consumo de recursos hídricos nas irrigações

Ideias que permitem um melhor aproveitamento de água são extremamente bem-vindas. E se essa iniciativa puder contar com a ajuda de várias pessoas, dos mais diversos lugares do país, a partir de uma quantia módica, esse sonho pode virar realidade.

Pensando dessa forma, a equipe da Umisolo, empresa de tecnologia que atua no segmento de agricultura de precisão, quer levar os benefícios do uso do aplicativo a todos os produtores, independente do tamanho do cultivo, através de uma campanha de financiamento coletivo na plataforma do catarse. As doações variam de R$ 15 até R$ 30 mil.

O diretor Lawrence Boechat explica que a quantia arrecadada será utilizada para aprimorar a tecnologia, visando o aumento da efetividade e simplificação da gestão do cultivo, o que possibilita a expansão de áreas verdes, disseminação de conhecimento para o correto uso de recursos e do solo, além de ser um incentivo à sustentabilidade.

As recompensas destinadas aos doadores serão plantio de árvores, camisetas, kits de cultivos, cotas de patrocínio, sensores, anúncios e divulgação do nome da empresa no material institucional da Umisolo, que pode ser veiculado no Brasil e no exterior.

Lawrence reforça que o produto já está disponível, mas precisa chegar ao alcance de todos os produtores. “ É ainda necessário realizar investimentos que possam reduzir o custo final da produção. Assim, qualquer pessoa que tenha acesso a um aparelho compatível com nosso aplicativo, poderá usufruir dos benefícios da agricultura inteligente. Com este projeto, estamos trazendo a alta tecnologia aplicada na grande indústria do agronegócio para o pequeno produtor, para o paisagista e até mesmo para os vasos de plantas de nossas casas”, explica o diretor.

Entre os fatores de controle que influem em um crescimento correto e saudável das plantas, a água é o recurso de maior importância. Em pouca quantidade, ocorre a desidratação. Em excesso, faz com que o cultivo seja gravemente prejudicado, tanto em termos de absorção de nutrientes, quanto na facilitação de um ambiente propício para doenças e pragas. Além disto, existe a preocupação sobre o uso correto do recurso, uma vez que a irrigação é a atividade que mais consome água, em todo o mundo.

O sistema, que foi pensado de forma simplificada para reduzir custos, consiste em um sensor, meio de alimentação e leitura (atualmente por via de cabos), e por fim, o aparelho de controle. A solução pode ser utilizada através de smartphones e tablets.

De acordo com o Vinicius Maximiliano, autor do livro “ Dinheiro da Multidão e especialista em financiamento coletivo, campanhas que estejam relacionadas a melhorias objetivas de processo e produto são bem vistas pelo mercado e bem recebidas pelo público. “ O foco na sustentabilidade demonstra que existem empresas e pessoas pensando de forma diferente, para criarem segmentos produtivos com viabilidade econômica baseada no apoio da própria comunidade que se beneficiará deste novo processo”, destaca.

Vinicius alerta que devido à crise, as pessoas têm se tornando mais criteriosa ao doar. “ Isso, sem dúvida, cria uma peneira de qualidade x objetivos x projeto claro nas plataformas. Portanto, o projeto, as recompensas o produto final entregue, precisam ser muito acima da média, para que não caia no mar do esquecimento de centenas de outros projetos que inundam as plataformas. É preciso ser notado para conseguir financiamento”, conclui.

Sobre a Umisolo
Fundada em 2016, a Umisolo acredita na tecnologia como meio de sustentabilidade e eficiência. O sensor desenvolvido pela equipe é uma adaptação de uma tecnologia de ponta, 100% brasileira, oferecida e disponibilizada em formato de solução eficiente para grandes indústrias do agronegócio. O produto é composto de uma liga cerâmica única e especial, que tem propriedades físicas variáveis de acordo com quantidade de água no solo que está em contato. Esta liga cerâmica tem uma ótima aceitação em qualquer tipo de solo de cultivo, uma vez incorporada, estas propriedades possuem um elevado grau de confiabilidade. A partir daí uma interface computacional de alimentação faz-se necessária para efetuar e interpretar a análise da alteração dessas propriedades, obtendo assim, medições da umidade da área.. A venda está sendo feita através do site http://bit.ly/2jBRIAl,revendedores e parceiros
Para saber mais, acesse: http://bit.ly/2gp2dV9

Fonte: Carolina Lara Assessoria de Imprensa
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras