Loading...

Notícia

Publicado: 31/10/2018 15:54h

Cadeia produtiva de frango de corte tem apoio do Programa de Avicultura do Bandes

Cadeia produtiva de frango de corte tem apoio do Programa de Avicultura do Bandes
De acordo com dados do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o setor avícola capixaba recebeu quase R$ 40 milhões em investimentos desde 2013, ano em que foi lançado do Programa de Avicultura da instituição. Os recursos tiveram como destino produtores de aves com objetivo de expandir a oferta de frango vivo para o processamento industrial em abatedouros no Espírito Santo e a ampliar produção de ovos, tanto de granja como de ovos caipiras.

O Programa, construído a três mãos envolve o Bandes, com apoio com recursos financeiros, a agroindústria local (uma situada na Região Sul, em Castelo, e outra na Região Norte, em Linhares), os produtores do Estado para promoção de um sistema integrado no setor de avicultura.

A procura por recursos para investimento segue a tendência de crescimento do setor avícola, beneficiado pela redução do efetivo nacional de bovinos que somou 214,9 milhões de cabeças em 2017, 1,5% menos que no ano anterior, conforme dados do Censo Agropecuário do IBGE do ano passado.

De acordo com o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti, o banco trabalha atento às demandas e às potencialidades econômicas capixabas. “A atuação do banco permite estar próximo aos produtores, cooperativas e associações representativas do agronegócio capixaba. Como o papel do Bandes é atuar para a promoção de soluções adequadas para o desenvolvimento do ambiente de negócios no Espírito Santo, a elaboração de programas de fomento possibilita que as cadeias produtivas do agronegócio ganhem força e rentabilidade, beneficiando o homem do campo”, enfatiza Colodetti.

Com base em uma nova base cadastral de granjas do país, atualizada pelo Censo Agropecuário, o IBGE estimou que a produção nacional de ovos somou 4,2 bilhões de dúzias em 2017, 11,6% mais que no ano anterior, e gerou renda de R$ 13,5 bilhões. Destaque capixaba para produção de ovos é a cidade de Santa Maria de Jetibá, "campeão" de produção de ovos de galinha no país: Santa Maria de Jetibá (ES), que superou Bastos (SP). Segundo o instituto, o alto nível tecnológico empregado na produção e o apoio de cooperativas são fatores que influenciaram o avanço do município capixaba no ranking.

Dos recursos contratos junto ao Bandes (2013-18), cerca de 20% foram destinados à construção de novas granjas e outros 5% para modernização de ambientes já em funcionamento. A maioria dos recursos, 45% do total, foram para capital de giro, majoritariamente empregado na aquisição de insumos para produção.

Com o sistema de produção avícola integrado, há vantagens para todos os lados. Para o avicultor, há a garantia de venda do produto a preços justos, o acesso à tecnologia para a construção de instalações e para a operacionalização da atividade e fornecimento de insumos (ração, pintos de um dia, produtos veterinários, além de outros). Já a agroindústria ganha com regularidade da oferta e com a possibilidade de se obter matéria prima de qualidade superior.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras