Loading...

Notícia

Publicado: 05/03/2017 00:00h

Brasil e Alemanha reúnem comitê gestor para projeto de cooperação técnica na área de propulsão eficiente

Brasil e Alemanha reúnem comitê gestor para projeto de cooperação técnica na área de propulsão eficiente

Iniciativa pode contribuir para melhoria da competitividade da indústria automotiva brasileira
 

O Comitê Gestor do Projeto Sistemas de Propulsão Eficiente, um projeto de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha criado para o desenvolvimento de iniciativas de mobilidade elétrica no Brasil, realizou sua primeira reunião no último dia 21 de fevereiro, em Brasília. A iniciativa é uma parceria entre o governo brasileiro, representado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e tem com foco veículos de carga ponto a ponto e transporte coletivo urbano.

Iniciado oficialmente em janeiro deste ano, o projeto busca contribuir para o desenvolvimento de iniciativas de eletromobilidade, fomentando a competitividade da indústria automotiva brasileira e o aumento da eficiência energética dos veículos de transporte.

No encontro realizado no último dia 21, MDIC e GIZ apresentaram o histórico da preparação do projeto e discutiram quais ações devem ser desenvolvidas para alcançar os objetivos acordados entre Brasil e Alemanha.

Estiveram presentes na reunião, e integram o comitê gestor do projeto de cooperação, representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), do Ministério das Cidades (MCID), do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Eletromobilidade

Com duração estimada de quatro anos, a cooperação entre Brasil e Alemanha envolve uma contrapartida pelo lado alemão de € 5 milhões. Durante esse período, serão realizados seminários de capacitação de gestores, workshops, visitas técnicas e a implementação de iniciativas piloto em novas tecnologias de propulsão.

A Alemanha possui programa de cooperação para iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável, com foco em energias renováveis e eficiência energética. O país possui expertise no tema por já ter desenvolvido leis e regulamentações relacionadas a novas tecnologias de propulsão.

No Brasil, a ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial (SDCI/MDIC), que atua em cooperação com a Agência de Cooperação Alemã GIZ.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras