Loading...

Notícia

Publicado: 07/12/2018 01:00h

Bandes traz novo Fundo de Investimentos em Participações para o ES

Bandes traz novo Fundo de Investimentos em Participações para o ES

Empresários capixabas podem contar com mais uma fonte de recursos para investir em ampliação e modernização do negócio. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) traz, para atuar no mercado capixaba, o Fundo Seed4Science, um Fundo de Investimento em Participações (FIP) destinado a investir em companhias inovadoras, com alto potencial de crescimento e geração de valor de base tecnológicas nascidas a partir do conhecimento produzido em Universidades e Centros de Pesquisa.

O Fundo será lançado nesta quinta-feira (06), durante o 2º Fórum de Inovação Bandes. O Seed4Science investe prioritariamente nos setores biotecnologia; nanotecnologia; internet das coisas; e materiais avançados; assim como tecnologia da informação e comunicação, em especial, as relacionadas a big data e machine learning para aplicação em agronegócio, indústria, saúde e bem-estar e varejo. Esse tipo de investimento é uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional, em que uma empresa gestora identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações.

O processo consiste em seleção das empresas por meio da gestora do Fundo, processo de adequação e aporte de recursos. “Neste processo, o Fundo, por meio de seus gestores, prospectam empresas com potencial de crescimento e entram como sócios acionistas oferecendo capital, gestão, estratégia e governança para alavancar o negócio de forma rápida e estruturada. Os investimentos do Fundo nas empresas selecionadas deverão possibilitar a participação do Fundo no processo decisório das Empresas Investidas, com efetiva influência na definição de sua política estratégica e de gestão”, destaca o diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal Silva Filho.

Parceria para os empreendedores

A empresa selecionada terá o Fundo como sócio do empreendimento, fazendo o aporte de recursos em troca de participação acionária. Além do investimento, a gestora do FIP participa ativamente da gestão das empresas, dando suporte estratégico e gerencial, ajudando na seleção e formação da equipe, definindo metas e acompanhando os resultados, visando à aceleração do negócio.

“O Bandes, que atua como cotista do FIP, presta orientações no processo de prospecção de empresas e empreendedores, além de fazer a aproximação entre os fundos e o mercado capixaba. Essas soluções financeiras criativas viabilizam investimentos, em conjunto com linhas tradicionais e de programas de inovação já ofertadas pelo banco”, complementa o diretor-presidente.

Articulação em rede

O Seed4Science é um Fundo de Investimento em Participações gerido pela Fundepar Investimentos. Nascido em Minas Gerais, tem como objetivo desenvolver negócios de base tecnológica inovadora em estágios iniciais. A participação do Bandes no Seed4Science possibilitará que os empreendedores capixabas possam também usufruir dos processos seletivos disponíveis pelo Fundo.

Como as empresas são selecionadas?

O processo de seleção de uma empresa tem várias etapas que avaliam profundamente o negócio: “Em geral, o processo de avaliação e aprovação dura alguns meses e depende tanto do potencial do negócio apresentado quanto do comprometimento do empreendedor com a empresa, com o processo de avaliação e com a equipe do Fundo”, explica Natal.

Passo a passo:

O processo de seleção de uma empresa compreende:
- Prospecção de oportunidades: Fase inicial da busca de boas empresas com grande potencial de retorno econômico.
- Análise: A empresa gestora analisa a oportunidade de forma detalhada.
- Negociação: É firmada uma parceria entre as empresas selecionadas e o Fundo, com a definição da participação dos novos sócios e o funcionamento da empresa.
- Aprovação do Comitê de Investimento: As propostas negociadas e aprovadas pelo gestor passam pela aprovação de um comitê formado por alguns cotistas.
- Investimento: A empresa é convertida em S.A. e ocorre o primeiro aporte de recursos nos projetos.

Serviço:
2º Fórum de Inovação Bandes

Quinta e sexta-feira (06 e 07/11)
Local: Bandes (Av Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória)
Informações e inscrições: http://bit.ly/foruminovacaobandes

Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras