Notícias - Gerais

Publicado 08/02/2019

Bandes promove encontro entre pesquisadores capixabas e fundo de “capital semente” com foco em empresas de base tecnológica

Bandes promove encontro entre pesquisadores capixabas e fundo de “capital semente” com foco em empresas de base tecnológica

Neste tipo de investimento a empresa tem o Fundo como sócio. Além do investimento, a gestora dá suporte estratégico e gerencial

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em conjunto com a gestora de fundos Fundepar, reúne pesquisadores de universidades capixabas para apresentação do Fundo Seed4Science, destinado a startups de base tecnológica.  O encontro acontece nesta terça-feira (12) no Bandes e reunirá cerca de 40 pesquisadores ligados às universidades e centros de pesquisa do Espírito Santo.
 
No evento, os participantes poderão conhecer a modalidade de investimento de “capital semente”. O modelo é um tipo de financiamento em longo prazo para negócios que estão em fase de desenvolvimento. O objetivo é cobrir despesas iniciais, além de garantir a estabilidade da empresa até que ela se torne sustentável.
 
O “capital semente” também pode ser aplicado para expandir a estrutura, a produção e o consumo.  O financiamento permite uma consolidação no mercado que pode atrair o interesse de fundos com maior poder de investimento.
 
Para o gerente de Participações e Investimentos do Bandes, Wagner Rubim Rangel, o objetivo do evento é promover a aproximação entre o fundo de capital semente e as instituições de ensino superior do estado. “O evento é uma oportunidade importante para que as instituições que tenham centros de pesquisa e desenvolvam projetos possam conhecer esta forma de investimento”, explica Rangel.
 
O gestor destaca que é papel do banco de desenvolvimento capixaba apresentar soluções de investimento para as empresas. “O Bandes atua para fazer essa junção entre pesquisa, ciência e inteligência de negócios unindo os dois lados, academia e mercado. Desta forma promover o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica a partir do conhecimento a partir da ciência desenvolvida dentro das instituições de ensino”, enfatiza.
 
A programação conta ainda com apresentação do pesquisador, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente do BiotechTown, Pedro Vidigal, que apresentará a experiência de pesquisas e empreendedorismo da universidade mineira na área de biotecnologia.
 
Parceria para os empreendedores
 
O Seed4Science passou a atuar no Espírito Santo por meio de uma parceria do Bandes e investe prioritariamente nos setores de biotecnologia; nanotecnologia; internet das coisas; e materiais avançados; assim como tecnologia da informação e comunicação, em especial, as relacionadas a big data e machine learning para aplicação em agronegócio, indústria, saúde e bem-estar e varejo.
Esse tipo de investimento é uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional. Uma empresa gestora identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações.
 
A empresa selecionada terá o Fundo como sócio do empreendimento, fazendo o aporte de recursos em troca de participação acionária. Além do investimento, a gestora do FIP participa ativamente da gestão das empresas, dando suporte estratégico e gerencial, ajudando na seleção e formação da equipe, definindo metas e acompanhando os resultados, visando à aceleração do negócio.
 
O Bandes atua como cotista do FIP e presta orientações no processo de prospecção de empresas e empreendedores, além de fazer a aproximação entre os fundos e o mercado capixaba. Essas soluções financeiras criativas viabilizam investimentos, em conjunto com linhas tradicionais e de programas de inovação já ofertadas pelo banco.
 
Serviço:
Workshop Seed4Science

Data: 12 de fevereiro, terça-feira
Horário: 14h às 16h30
Local: Hub Epicentro do Bandes – Av. Princesa Isabel, 54, Centro – Vitória
Público: evento para convidados ligados ao meio acadêmico
 
Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br



Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Bandes