Loading...

Notícia

Publicado: 22/01/2020 16:30h

Bandes dá dicas de como alcançar o sucesso nos negócios

Bandes dá dicas de como alcançar o sucesso nos negócios

A equipe do Bandes preparou cinco dicas para você se manter preparado e alcançar o sucesso

Há quem pense que a consolidação do negócio no mercado permite ao empreendedor ficar tranquilo e apenas deixar as coisas fluírem. Esta postura pode contribuir de forma negativa para a competitividade no mercado. As constantes transformações no mundo dos negócios exigem que as empresas estejam sempre se movimentando para não ficarem para trás. Mas, não se desespere, a equipe do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) preparou cinco dicas para você se manter preparado e alcançar o sucesso. 

Invista em estudo de mercado periodicamente

O estudo de mercado é uma ferramenta que permite ao empresário adquirir conhecimentos que irão auxiliar na definição estratégica para a empresa. Saber as tendências de consumo de seu produto e serviço é fundamental para saber como agir no mercado que irá atuar.

Neste processo você deve considerar todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, independentemente do estágio em que ela se encontra. Ou seja, estudar o mercado não é uma atividade apenas para novas empresas, mas também em empreendimentos que já estão no mercado e desejam ampliar sua participação ou corrigir eventuais resultados.

Neste estudo é necessário que se faça a análise do macro e microambiente em diferentes aspectos, como:
- Tamanho do mercado;
- Velocidade de entrada no mercado;
- Fatores que geram oportunidades;
- Leis e regulamentações do setor;
- Ameaças externas;
- Perfil dos clientes e fornecedores;
- Pontos fortes e fracos da concorrência;
- Produtos e serviços que podem ser ofertados;
- Potencial de precificação;
- Tendências do setor.

Equilíbrio financeiro é fundamental

Não há empresa que sobreviva sem equilíbrio financeiro. Faça uma planilha, corte o supérfluo e controle seus gastos, centavo por centavo, para sempre ter um caixa na hora da necessidade. O empreendedor deve saber quais seus custos fixos e variáveis, além dos valores necessários para investir como em ações de marketing, por exemplo.

E não tenha medo de financiar. Às vezes, por preconceito ou excesso de zelo, o empreendedor se esquece de que, se bem usado, o financiamento pode ser uma ferramenta contra a concorrência. Mas, antes de tudo, pesquise taxas de juros e as linhas de financiamento mais adequadas ao seu negócio e à sua finalidade.

Conheça a sua equipe

Nunca se esqueça de que empreender é também mexer com gente. Assim, é importante saber o perfil de cada colaborador. Quais os defeitos de cada um? E os talentos? Faça uma gestão voltada para as suas aptidões, sem se esquecer de estabelecer metas e ter um retorno ("feedback") sempre que possível.

Lembre-se, a relação entre colaboradores e empresa é de reciprocidade, respeite-os e valorize-os e eles farão o mesmo pela empresa. Colaboradores que não se sentem respeitados e valorizados como parte importante no funcionamento do negócio trabalham em modo automático e não se engajam.

Uma equipe motivada, bem capacitada e com metas e processos bem definidos é um investimento certeiro no desenvolvimento de seu negócio.

Invista em um CRM e conheça o seu cliente

Você conhece o seu cliente? Num mundo que prima cada vez mais pela exclusividade, saber os gostos, as manias e até a data de aniversário podem ser cruciais para fidelizar uma clientela. E lembre-se: um pós-venda, às vezes, é mais importante que a venda em si!

Investir em um Customer Relationship Management (CRM) – Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português – proporciona o armazenamento e a integração de informações dos clientes. Você pode coletar os seguintes dados: telefone e e-mail; compras, datas e formas de pagamento; preferências ou visitas em seu site; frequência de compra; tipo de cliente, etc.

Com os dados você pode identificar padrões que facilitam a sua abordagem com um atendimento personalizado e mais alinhado à necessidade e perfil de cada cliente. Além disso, o CRM é uma ótima base para estruturação de ações de marketing personalizadas por seguimentos como, local, faixa etária, classe social, presença nas mídias, entre outros.

Invista em Marketing Digital

Se você quer ter mais visualização no seu serviço/produto, investir em marketing digital é uma ótima ferramenta! Estar nas mídias sociais é uma das principais formas de propagar conteúdo relevante para seu público-alvo.

Mas fique atento, é importante ter uma equipe especializada para fazer o levantamento das principais mídias sociais que seu público está presente, montar uma estratégia de engajamento e gerenciar os conteúdos.

Produzir e disseminar conteúdo de forma não planejada e estruturada pode fazer com que o cliente em potencial o veja apenas como mais uma das várias informações que circulam pela internet e passem por ele sem nem olhar.

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br


Fonte: ASCOM - Bandes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras