Loading...

Notícia

Publicado: 10/11/2020 11:21h

Bandes apresenta opções de fundos de investimentos para empresas de base tecnológica nesta quarta-feira (11)

Bandes apresenta opções de fundos de investimentos para empresas de base tecnológica nesta quarta-feira (11)
Evento on-line é organizado pela Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON).

Para fomentar a geração de novos negócios e facilitar a captação de recursos para empresas e startups de base tecnológica, a Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON) promove um evento on-line com o tema “Investimentos nas empresas de TI: Investidores e Investidos”. O evento acontece na próxima quarta-feira (11), às 18h30 e será transmitido pela plataforma Zoom. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participa do evento com representantes apresentando soluções financeiras para o segmento em um painel.

As discussões do evento serão focadas nos investimentos em inovação, como recursos de subvenção por editais de fomento, investidores anjo e investimento por meio de Fundos de Investimentos em Participações.

Apoio à Inovação

O Bandes será representado no evento pelo gerente de Participações Wagner Rubim Rangel e pelo gerente de Negócios Arthur Souza. O banco capixaba traz alternativas para as empresas do setor com crédito, por meio de linhas próprias e de repasse de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. Competitivas no mercado, as linhas Finep são repassadas exclusivamente pelo Bandes no Estado e podem apoiar projetos com até R$ 9 milhões.

“O Bandes pode apoiar desde projetos de investimentos até capital de giro, com a possibilidade de utilização do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC) como forma de garantia, o que é um grande diferencial neste momento”, explicou o gerente de Negócios Arthur Souza.

Com vigência até 31 de dezembro deste ano, o PEAC faz parte do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e possibilita compor a garantia de 80% nas operações de crédito contratadas no Bandes, nas linhas com risco do Banco. O objetivo do Programa é apoiar empresas e de todos os portes, que atuem nos setores mais impactados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) na obtenção de financiamentos.

Outra forma de apoio do banco, diferentemente do crédito tradicional, é a participação nas empresas por meio dos FIPs (Fundos de Investimentos em Participações). O Bandes é pioneiro nesta forma de investimento no Espírito Santo, participando como cotista de uma carteira com quatro FIPs até o momento: Criatec 3, Primatec, Seed4Science e FIP Anjo. A dinâmica de funcionamento desse tipo de investimento difere do crédito tradicional porque, em vez do aporte direto de recursos, o FIP se torna sócio da empresa por um período pré-estipulado.

“Com a presença em vários Fundos de Investimentos em Participações, o Bandes vem desempenhando relevante papel na aproximação de investidores nacionais com inovadoras empresas capixabas, impactando no amadurecimento da indústria de venture capital no Estado e gerando novas oportunidades para um crescimento acelerado dessas startups”, destacou o gerente Wagner Rubim Rangel.

Além de recursos financeiros para aporte nas empresas, os FIPs trazem também know-how para o negócio a ser investido e estão à procura de empresas para participação.

Evento:
“Investimentos nas empresas de TI: Investidores e Investidos”
Data: quarta-feira (11)
Horário: 18h30
Onde: plataforma Zoom
Inscrições

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Bandes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras