Notícias - Gerais

Publicado 12/09/2017

Bairros Itacibá e Nova Esperança, em Cariacica, são contemplados com os cursos do OportunidadES

Bairros Itacibá e Nova Esperança, em Cariacica, são contemplados com os cursos do OportunidadES
São 600 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos

O mundo do trabalho está cada vez mais competitivo, principalmente com a crise econômica, e para conquistar destaque profissional é importante se qualificar. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), traz aos capixabas a chance de aprender uma nova profissão com o projeto OportunidadES e, nesta terça-feira (12), abre para moradores de Cariacica 600 vagas em cursos de qualificação profissional totalmente gratuitos.

As vagas são destinadas aos jovens e adultos (maiores de 16 anos) moradores dos bairros Itacibá e Nova Esperança, que desejam uma nova profissão em cursos rápidos. As inscrições vão até o próximo domingo (17) e os interessados devem se inscrever pelo site www.oportunidades.es.gov.br.

São 300 vagas para cada bairro e nove opções de cursos em Nova Esperança e dez em Itacibá. Todos com duração de 40 horas. Nos dois bairros as opções de cursos são das áreas de serviços, saúde, informática e moda e beleza, que foram definidas a partir de uma pesquisa feita pelo Sebrae.

“Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender às demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi com base nessas informações que idealizamos o projeto. O nosso objetivo é oferecer às comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise econômica”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

E o objetivo está sendo alcançado. De acordo com o estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o índice de desemprego no Espírito Santo sofreu uma pequena queda. No segundo trimestre de 2017, de abril a junho, o número de desempregados no Estado passou a ser 282 mil, 10 mil pessoas a menos em relação ao levantamento anterior.

Em Nova Esperança os cursos são fruto da parceria entre a Secti e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), que desenvolve o programa Ocupação Social. “Nossa missão, enquanto Governo do Estado, é levar cada vez mais oportunidades a quem mais precisa, e é isso o que está acontecendo. Com esses cursos chegando até os jovens, eles terão a chance de construir uma nova trajetória, com qualificação profissional gratuita e de qualidade”, salientou o secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu.
 
Confira nas tabelas abaixo as divisões dos cursos nos bairros:
 
OFERTA DE CURSOS E VAGAS – CARIACICA – NÚCLEO NOVA ESPERANÇA
EMEF PADRE ANTHONIUS LUTE – CARIACICA – NOVA ESPERANÇA
Endereço:  Rua Paraguai, 1 - Nova Esperança, Cariacica - ES, 29140-156
CURSOS CARGA HORÁRIA DIAS DA SEMANA TURNO DISPONÍVEL VAGAS
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE E ARMAZENAMENTO 40 H SEG-QUA NOTURNO 30
AUXILIAR DE LOGÍSTICA E PRODUÇÃO 40 H TER-QUI NOTURNO 30
BALCONISTA DE FARMÁCIA 40 H TER-QUI NOTURNO 30
EMPREENDEDORISMO: CRIANDO E PLANEJANDO NEGÓCIOS 40 H SEG-QUA NOTURNO 30
GARÇOM 40 H TER-QUI NOTURNO 30
PORTEIRO 40 H SEG-QUA NOTURNO 30
TOTAL 180
 
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL FÉ E ALEGRIA
Endereço:  Rua da Vitória, S/N, Nova Esperança - Cariacica – CEP: 29158-990
CURSOS CARGA HORÁRIA DIAS DA SEMANA TURNO DISPONÍVEL VAGAS
DECORAÇÃO DE FESTAS 40 H SEG-QUA MATUTINO 30
INFORMÁTICA BÁSICA 40 H SEG-QUA MATUTINO 30
INFORMÁTICA BÁSICA 40 H SEG-QUA VESPERTINO 30
MAQUIADOR 40 H TER-QUI VESPERTINO 30
TOTAL 120
TOTAL 300
           
 
OFERTA DE CURSOS E VAGAS – CARIACICA – NÚCLEO ITACIBÁ
 
EEEFM PROFESSORA MARIA PENEDO - ITACIBÁ, CARIACICA
Endereço:  Rua Trinta e Um de Março, s/nº - Itacibá, Cariacica - ES, 29150-430
CURSOS CARGA HORÁRIA DIAS DA SEMANA TURNO DISPONÍVEL VAGAS
CUIDADOR DE IDOSOS 40h SEG-QUA VESPERTINO 30
CUIDADOR INFANTIL 40h TER-QUI VESPERTINO 30
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE E ARMAZENAMENTO 40h TER-QUI VESPERTINO 30
ALMOXARIFE 40h TER-QUI VESPERTINO 30
EMPREENDEDORISMO: CRIANDO E PLANEJANDO NEGÓCIOS 40h SEG-QUA VESPERTINO 30
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS 40h SEG-QUA NOTURNO 30
PORTEIRO 40h SEG-QUA NOTURNO 30
MAQUIAGEM 40h TER-QUI NOTURNO 30
CONFECÇÃO DE BIJUTERIAS 40h SEG-QUA NOTURNO 30
RECEPCIONISTA 40h TER-QUI NOTURNO 30
TOTAL 300
           
 
 
Lista de Aprovados
A lista de aprovados dos dois bairros estará disponível para acesso no dia 20 de setembro no site do projeto: www.oportunidades.es.gov.br.

Aulas
A aula inaugural acontece dia 27 de setembro em Nova Esperança e 28 de setembro em Itacibá. A presença dos selecionados no evento de boas-vindas aos alunos é obrigatória para efetivação da matricula.

As aulas posteriores serão ministradas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Anthonius Lute e no Centro de Educação Infantil Fé e Alegria, em Nova Esperança, e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria Penedo, em Itacibá, conforme mostram as tabelas acima.

Os cursos serão ministrados por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, da Secti.

Requisitos
Os pré-requisitos para se inscrever no projeto OportunidadES (Itacibá) são: ter idade mínima de 16 anos e residir no bairro ou município onde o curso será realizado.
Já para o OportunidadES em parceria com o Programa Ocupação Social (Nova Esperança) o candidato também deve ter o Ensino Fundamental II Incompleto e/ou saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas.

Em ambos os bairros a seleção também será feita por ordem de inscrição e o preenchimento correto dos dados.

Sucesso
Em apenas quatro meses o OportunidadES alcançou a meta estabelecida para o final de 2017 de ofertar mais de 40 mil vagas em cursos presencias e na modalidade on-line. Até o momento o OportunidadES ofertou aproximadamente 50 mil vagas nas duas modalidades. A expectativa é de que até dezembro deste ano sejam ofertadas mais 17 mil vagas presenciais e a distância.
 
Atendimento à população:
Telefones: (27) 3636-1800 / 3636-1808
oportunidades.secti@gmail.com
secretariaoportunidades@gmail.com


Fonte: Assessoria de comunicação Secti