Loading...

Notícia

Publicado: 02/05/2018 00:00h

Artigo: As 5 hierarquias

Artigo: As 5 hierarquias

O que você pensa quando escuta a palavra hierarquia? Muitas pessoas imediatamente remetem a estrutura de alguma empresa, com um nível hierárquico entre presidente, diretores, gestores e colaboradores. Mas o conceito de hierarquia está presente no nosso dia a dia muito além do ambiente corporativo. Existem hierarquias que criamos, mas são prejudiciais e podem acabar matando nossos projetos e oportunidades. Tenho falado sobre elas em minhas palestras, e neste artigo quero te compartilhar 5 delas:

1) Hierarquia de conhecimento: dentro dessa hierarquia existem alguns extremos destruidores. O primeiro deles é achar que já sabe tudo. É se considerar um expert em determinado assunto e ficar fechado para qualquer nova possibilidade ou ideia. Mesmo tendo muito conhecimento sobre determinado assunto ainda é possível expandir seus horizontes e aprender coisas novas, afinal o aprendizado é contínuo e nunca está completo. O segundo extremo é achar que nunca irá aprender. Algumas pessoas diante de um assunto decidem nem tentar aprendê-lo porque acreditam ser muito complicado. Isso acontece com frequência com idiomas ou finanças, por exemplo. O terceiro extremo é considerar um assunto inútil e nem prestar atenção em tudo que é falado. Em uma palestra do TED em que eu estava presente o assunto foi morcegos. De imediato o que podemos pensar é: o que eu, que não sou bióloga, posso aprender sobre morcegos? Acabei me surpreendendo muito com os paralelos que pude fazer com meu dia a dia. O quarto extremo é considerar que um conhecimento tem mais valor do que o outro. Sou formada em Engenharia Elétrica, e quando me tornei escritora ainda considerava meu conhecimento de engenharia algo mais importante. O impacto causado através do meu conteúdo quebrou esse paradigma e percebi que cada conhecimento tem o seu próprio valor, não existe conhecimento mais importante que o outro.

2) Hierarquia de tempo e lugar: existem duas maneiras de lidar com o nosso tempo e com lugares. Não existe certo ou errado, mas da maneira que eu vivo não existe tempo morto ou lugar improdutivo. Em situações como filas, trânsito, voos ou salas de espera a maioria das pessoas já considera que isso é um tempo morto e que nada poderá ser feito naquele momento. Eu encaro isso de forma contrária, são momentos extremamente produtivos em que posso focar, e inclusive escrevi os meus 4 livros apenas em situações como essas. Outra situação em que podemos desligar e considerar tempo morto é quando não estamos envolvidos diretamente em um processo. Vai em uma reunião mas seu colega irá apresentar? Pode ser o momento dele, mas não deixe de estar presente e aprendendo.

3) Hierarquia de pessoas: se tem uma estratégia que considero ineficiente é tratar uma pessoa diferente da outra, algo que vejo com muita frequência em eventos. Não hierarquize as pessoas e trate todos igualmente bem, você poderá se surpreender com os resultados. Em um evento de gala para a qual fui convidada tive a oportunidade de conversar com os fotógrafos, e aprendi muito com as ideias deles de inovação nesse ramo. Dessa conversa saiu uma parceria para diversos dos meus projetos envolvendo fotos e vídeos. As oportunidades podem estar onde você menos imagina.

4) Hierarquia de energia: contrariando todas as minhas aulas de física na faculdade, acredito que a energia não é finita. Pelo contrário, existem situações que geram ainda mais energia. Para pra pensar nos dias em que você chega mais cansado em casa, quais são eles? Geralmente são aqueles dias em que você fez menos coisas, em que o dia parecia que não ia acabar nunca. Já aqueles dias em que você trabalhou tanto, fez tantas coisas que nem viu a hora passar são geralmente os dias em que você chega em casa e não consegue nem dormir, de tanta energia e empolgação. Se identificou? Desmistificar essa questão de que a nossa energia é finita e deixar de reservar a energia apenas para coisas extremamente importantes mudou muito a forma como vejo o mundo. Gosto de colocar toda a minha energia e intensidade em tudo que faço porque sei que a energia não vai acabar, pelo contrário, fazer cada reunião, cada tarefa dando o meu melhor vai me dar mais energia para a próxima. Continuar em movimento faz a sua energia está sempre alta, e isso faz toda a diferença. Muitas vezes passo de 48 a 72 horas gravando cursos para a minha empresa FazINOVA, e a energia da primeira e da última aula tem que estar no mesmo nível, e me policio para dar a mesma energia em cada gravação. Aplique isso no seu dia a dia e perceba que a energia não é finita, que ela se renova com seu movimento, e se livre da hierarquia de energia, deixando de reservar a energia somente para algumas atividades.

5) Hierarquia de comprometimento: por que para comparecer a uma reunião conseguimos acordar cedo e nos organizar para estar no lugar a tempo, mas para fazer um exercício físico às vezes não temos o mesmo comprometimento? E se a reunião for interna, com nossos colegas, será que tomamos mais liberdade de atrasar do que se fosse com alguém que estamos recebendo de outro estado, por exemplo? Essa é a hierarquia de comprometimento, quando um compromisso que assumimos tem mais valor do que outro compromisso. Na nossa rotina assumimos diversos compromissos, dizendo sim para tarefas, eventos e pedidos. Mas se comprometer com algo do trabalho e se comprometer em ajudar um amigo não pode ter pesos diferentes. Se você se comprometeu não deixe de cumprir. Não existe um comprometimento maior do que o outro, e é preciso ficar atento para não realizar essa hierarquização. Cumprir a sua palavra em todos os compromissos que assumiu é essencial, e se souber que não vai conseguir se comprometer, apenas diga não e explique o porquê, é muito melhor do que criar a expectativa e acabar não cumprindo. Muitas vezes hierarquizamos os compromissos até conosco mesmo, os colocando lá embaixo. Passe a assumir que todo compromisso assumido será levado com a mesma seriedade, e deixe a hierarquia de comprometimento para trás.


Bel Pesce
Ama aprender, simplificar e compartilhar. É fundadora da FazINOVA e da Enkla Editora, palestrante internacional e autora de 4 bestsellers.


Fonte: Bel Pesce via LinkedIn
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras