Loading...

Notícia

Publicado: 07/02/2025 12:00h

Artigo - AEC 2025: Educação, Desenvolvimento e Gestão Pública

Artigo - AEC 2025: Educação, Desenvolvimento e Gestão Pública

Por Henrique Theodoro

O ano de 2025 começa com grandes desafios e oportunidades. Desde novembro, quando fui eleito a presidência da Associação Empresarial de Cariacica (AEC), estabeleci, junto com a diretoria da nossa entidade, um compromisso claro para os próximos dois anos: promover o desenvolvimento do setor empresarial em nossa região, por meio da união e de ações estratégicas.

Nossa missão é consolidar a competitividade das empresas associadas e não associadas, trabalhando em sintonia com os nossos membros, buscando novas parcerias, compartilhando desafios e experiências, e fortalecendo o diálogo com outras entidades para encontrar soluções que beneficiem a todos.

Mais do que nunca, o associativismo precisa se reinventar para acompanhar as transformações do mundo moderno. Por isso, nossa gestão terá uma abordagem inclusiva, capaz de contemplar os interesses de diferentes públicos parceiros, promovendo um ambiente de cooperação e crescimento coletivo.

Se observarmos grandes organizações globais, como o G-7, a União Europeia e o Mercosul, percebemos uma tendência clara: a de ir além dos interesses imediatos e individuais. Esses grupos têm integrado lideranças empresariais, o setor público e o terceiro setor para também englobar temas de relevância mundial, como meio ambiente, ética, compliance e responsabilidade social.

Inspirados por esses exemplos, queremos focar em uma gestão moderna e conectada com as demandas dos nossos associados, mas também alinhada às necessidades de um mundo que exige empresas mais éticas, sustentáveis e socialmente responsáveis. Hoje, os interesses empresariais precisam caminhar lado a lado com o bem coletivo. Somente unindo forças, compartilhando conhecimentos e otimizando recursos, conseguiremos superar os desafios de mercados cada vez mais competitivos.

Nesse contexto, o associativismo se torna essencial. Ele não só potencializa a cooperação entre empresas, como também oferece um caminho para a sustentabilidade corporativa. Com base nessa visão, estabelecemos três eixos principais para nossa atuação: Desenvolvimento, Educação e Gestão Pública.

Dentre as iniciativas prioritárias da AEC, destaco a participação ativa nos principais conselhos municipais, representando os interesses empresariais e da sociedade; a aproximação com as secretarias municipais para apoiar e acompanhar ações que atendam às demandas do setor produtivo; o esforço concentrado em educação, reconhecendo-a como alicerce para o desenvolvimento sustentável; a colaboração com a Prefeitura de Cariacica para reduzir a burocracia e impulsionar a economia local; e a ampliação do quadro de associados, fortalecendo nossa representatividade e influência.

Conto com o engajamento e dedicação de toda a diretoria da AEC e a participação das empresas associadas, para implementar os projetos estrategicamente planejados. Nosso objetivo é contribuir para a consolidação de um ambiente empresarial em Cariacica que seja mais humano, competitivo e comprometido com a sustentabilidade ambiental e social. Com união e trabalho, vamos construir um futuro próspero para todos.

E vamos em frente!

Henrique Theodoro, presidente da Associação Empresarial de Cariacica (AEC)


Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Empresarial de Cariacica
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company