Notícias - Gerais

Publicado 21/12/2018

APL de Rochas Ornamentais é aposta de negócio no Sul do Espírito Santo

APL de Rochas Ornamentais é aposta de negócio no Sul do Espírito Santo

O Arranjo Produtivo Local de Rochas Ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, é um dos principais do Estado. Composto por 1,2 mil empresas, o arranjo capixaba abriga mais da metade do parque industrial brasileiro do segmento. Como o setor envolve uma cadeia produtiva numerosa, se torna uma boa aposta de negócios para empreendedores locais.
 
Durval Côrtes foi um dos que apostou na abertura de uma empresa de tecnologia, a Z Lion, com foco em produtos que incluem principalmente pastilhas de lapidação de diamantes, lâminas de corte, brocas, etc. Para a montagem da empresa, Durval contou com o apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
 
Durval explica que a ideia do negócio nasceu na garagem de casa: formado em Administração de Empresas e com experiência como inspetor no segmento, o conhecimento da atividade, aliado ao seu viés empreendedor, fez com que pensasse em abrir um negócio que trouxesse produtos com mais qualidade e foco nas características das pedras capixabas.
 
A partir dessa ideia, ele fez uma parceria com uma empresa chinesa para trazer soluções às marmorarias locais. “Com o conhecimento do setor e o relacionamento com as empresas da região, pude pensar em produtos que atendessem o mercado com a qualidade necessária. A parceria me permitiu trazê-la para o Brasil. Hoje, somos a distribuidora da marca em todo o território brasileiro”, enfatiza Durval.
 
Entre os principais produtos vendidos no País estão os abrasivos, que são substâncias naturais ou sintéticas empregadas para desgastar, polir ou limpar mármore e granito. A expertise adquirida possibilita que a Z Lion possa customizar o maquinário e os produtos para o mercado nacional. “Esta é uma fase construída a três mãos. Aqui no Brasil, nós mapeamos necessidade para a extração e beneficiamento das pedras. Temos uma empresa parceira na Europa que nos ajuda no desenho do produto e nas certificações necessárias, e a produção do maquinário é feita na China”, explica o empreendedor.
 
A pretensão de Durval é ampliar a fabricação, e dessa forma consolidar a participação no mercado brasileiro. Assim, aumentar a satisfação de clientes e a eficiência dos produtos, contribuindo para o crescimento do setor.
 
Como chegar ao crédito
 
O Bandes está presente em todo o Estado por meio dos seus consultores credenciados. Para encontrá-los, basta ligar para o Bandes Atende, pelo 0800 283 4202, ou acessar o site bandes.com.br e se informar sobre como contatar os telefones e os endereços mais próximos e agendar uma visita. Com a orientação adequada, o empreendedor pode escolher o tipo de crédito que mais atende às suas necessidades, fazer simulações e dar início ao processo de financiamento.
 
O Bandes ainda tem um aplicativo para smartphones, que permite ao interessado simular seu crédito e entrar em contato com o parceiro-consultor. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e Ios.
 
Veja as condições da linha:

Capital de giro
Valor financiado: até R$ 30 mil.
Prazo: até 48 meses.
Taxa de juros: 1,45% ao mês* 

Investimentos fixo
Valor financiado: até R$ 50 mil.
Prazo: até 48 meses.
Carência: até 12 meses.
Taxa de juros: 1,35% ao mês*

*Considerando bônus pontualidade mensal.
 
Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br



Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Bandes