Loading...

Notícia

Publicado: 19/07/2019 11:25h

Alunos do ensino médio vivem um dia de empresário no Bandes

Alunos do ensino médio vivem um dia de empresário no Bandes
O Programa Empresário Sombra 2019 possibilitou a três estudantes acompanharem a rotina de diretores do Bandes.

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) promove diversas ações que objetivam avanço econômico, desenvolvimento social e fomento da cultura empreendedora no Estado. Em consonância com essas iniciativas, na quinta-feira (18), o banco participou do Programa Empresário Sombra 2019, promovido pela Associação Junior Achievement do Espírito Santo (Jaes).

O programa desenvolvido pela associação viabiliza que estudantes de Ensino Médio do Espírito Santo vivenciem, por um dia, a rotina de um profissional da área de interesse. Na edição deste ano, 148 jovens terão contato direto com o empreendedorismo no estado, em diferentes instituições de negócio.

No Bandes, o diretor-presidente, Maurício Cezar Duque, o diretor de Operações e Negócios, Everaldo Colodetti, e o diretor de Negócios, Luiz Fernando Castro de Mello Leitão, foram os responsáveis por conduzir a experiência com os estudantes Willayne Kaine, Daniel Nunes e David dos Santos, respectivamente.

Para Leitão, a experiência tem muito a agregar em vários âmbitos. “Nosso papel é desenvolver, isso significa também promover o desenvolvimento desta nova geração que está se estruturando. É muito bom estar em contato com gente nova e empolgada para aprender. Mostrar o empreendedorismo na vida real e fazer com que se interessem pela carreira dos gestores é importante não só para eles, como para o futuro do Estado”, destacou o Diretor.

Um dos participantes do Programa Empresário Sombra, David dos Santos, tem 16 anos e pretende cursar Administração para, futuramente, atuar na área de gestão de empresas. Ele reforça que a experiência compartilhada com os gestores do Bandes será essencial para seu desempenho na área desejada, “Vou sair daqui como uma nova pessoa, irei adquirir conhecimentos novos que irão ajudar no meu futuro. Será uma boa experiência para eu ter uma visão mais ampliada sobre o funcionamento de empresas e do setor de gestão”, explicou o estudante.

Programas de incentivo ao empreendedorismo

O programa “Empresário Sombra Por Um Dia” é realizado desde 2002 pela Jaes. Os alunos participantes fazem parte também de outro programa da instituição, o Miniempresa, que estimula durante o ano o empreendedorismo nos jovens de escola pública.

A empresa interessada faz uma inscrição de voluntariado e aceita receber alguns dos estudantes do programa durante um dia no ambiente corporativo. A Jaes encaminha os participantes de acordo com critérios de logística, levando em conta sua área de interesse.

Para a diretora executiva da Jaes, Elaine Lima, o aprendizado adquirido durante o projeto é recompensador para os jovens. “A vivência é o maior legado do programa. O aluno está no dia a dia aprendendo com o empresário na prática. Certamente é o diferencial de qualquer outro curso que ele possa vir realizar. E isso acontecendo na juventude, fase que os sonhos estão tomando forma e que começam a traçar a carreira profissional, é uma oportunidade única”, ressalta Elaine.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras