Loading...

Notícia

Publicado: 06/05/2016 15:32h

Aladim Cerqueira toma posse como Secretário de Meio Ambiente

Aladim Cerqueira toma posse como Secretário de Meio Ambiente

Com a presença do governador Paulo Hartung, o novo secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira, assinou seu Termo de Posse nesta quinta-feira (05), às 14 horas, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama). Na ocasião, ele reuniu os servidores públicos da Seama, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Agerh) para falar sobre medidas e ações futuras para a pasta.

Aladim ressaltou os trabalhos realizados até o momento, principalmente, de parcerias em que atuaram em conjunto o poder executivo, o Ministério Público, sociedade civil organizada e setor empreendedor, e pontuou áreas de destaque como a melhoria da qualidade do ar saneamento. Ele adiantou ainda ações de reflorestamento, destacando a importância do Programa Reflorestar, como referência no Brasil e em diversos países do mundo.

“Vamos entregar aos Comitês de Bacia informações geoespaciais para gestão das águas e da paisagem, produzidas pelo Reflorestar. Uma nova cartografia, uma precisa informação da nossa hidrografia, do monitoramento de como evoluíram nossas florestas, entre outros usos, com imagens de 2008 e dos últimos anos. Temos tudo nas mãos, estes dados têm que servir de referência, serem disponibilizados para consulta, para que todos tenham esta fonte de informação. É um novo instrumento para as ações de enfrentamento à crise hídrica”, disse.

Comitê de Bacia

Na ocasião foram assinados dois decretos. Um deles institui o Comitê das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana. Essa região hidrográfica abrange parcialmente os municípios de Afonso Cláudio, Colatina, Itaguaçu, Itarana e Santa Teresa. Os principais corpos d’água dessa região hidrográfica são os rios Barra Encoberta, Doce, Jatiboca, Limoeiro, Sobreiro e Santa Joana, o mais extenso com aproximadamente 128 Km de extensão.

Os Comitês de Bacia são órgãos colegiados tripartites e paritários com atribuições normativas, deliberativas e consultivas a serem exercidas na bacia hidrográfica de sua atuação. Eles representam a voz da sociedade nas questões relativas à água.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seama e Iema

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras