Loading...

Notícia

Publicado: 28/06/2017 00:00h

AEC promove palestra sobre Planejamento e Projeto de Cidades com especialista pernambucano

AEC promove palestra sobre Planejamento e Projeto de Cidades com especialista pernambucano

A Associação Empresarial de Cariacica (AEC), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo, promoveu, em sua reunião operacional, palestra com o professor pernambucano Roberto Montezuma, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PE), arquiteto, urbanista e escritor. O evento contou com a participação de conselheiros e parceiros da AEC, com destaque para o Prefeito Juninho, acompanhado do secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Marcus Zanotti, e de assessores técnicos municipais.

O evento teve como elemento central o Plano Diretor Municipal de Cariacica (PDM), hoje em fase de participação da sociedade e entidades civis organizadas e com meta de ser concluído no último trimestre de 2017. Seu objetivo foi ampliar a discussão em torno do tema, considerado relevante para o desenvolvimento do município.
Em sua apresentação, Montezuma falou sobre o esgotamento dos modelos de cidades vigentes e destacou a relevância de investimento em projetos que priorizem a qualidade de vida, a sustentabilidade e a mobilidade, entre outros. Condições, segundo ele, que só podem ser conquistadas a partir do investimento em planejamentos de longo prazo, que envolvam visão, organização, planejamento e projetos.

Citando exemplos de cidades que se reinventaram e se tornaram referências mundiais em habitabilidade, planejamento e qualidade de vida, como Barcelona e Medellín, o palestrante reforçou a necessidade dos governantes investirem em planos urbanísticos sob medida, que engajem e empoderem os cidadãos, e que tenham metas de longo prazo. Destacou, ainda, a importância da continuidade desses projetos pelos gestores municipais futuros.

O prefeito Juninho aproveitou a presença do arquiteto para mostrar como planeja o desenvolvimento de Cariacica, a partir das suas principais vias de acesso, buscando aproximar sua população de suas áreas de trabalho e moradia. Também destacou valores do município como a localização privilegiada em relação aos demais da Grande Vitória, além da boa estrutura logística, entre outros.

A contribuição da AEC para a elaboração do documento que direcionará o desenvolvimento de Cariacica nos próximos 10 anos não para por aí. Ela seguirá com um estudo junto aos empresários locais, buscando sugestões que resultem num diagnóstico com propostas técnicas e eficientes a serem seguidas pelo PDM.


Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras