Loading...

Notícia

Publicado: 02/06/2016 15:49h

Acacci inaugura Espaço Bem-Me-Quer

Acacci inaugura Espaço Bem-Me-Quer

Núcleo de Assistência Integrativa e Complementar à Onco-hematologia vai oferecer mais qualidade de vida aos pacientes e familiares

No próximo dia 7 de junho, às 17h, a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) inaugura o Espaço Bem-Me-Quer, local onde será oferecido um conjunto de ações e serviços denominado Práticas Integrativas e Complementares (PICs). A iniciativa tem como objetivo proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes que enfrentam o câncer infantojuvenil e seus familiares, possibilitando o cuidado integral de forma humanizada, aliando prevenção, cuidado e promoção de saúde.

A tecnologia e o avanço da medicina têm possibilitado o aumento das chances reais de cura do câncer infantojuvenil. Porém, ainda há muito a ser feito em termos assistenciais no intuito de reduzir os sintomas provocados pela vivência do câncer e seu tratamento.

Apoio Atenta a essa necessidade, a Acacci iniciou em 2010, com apoio do Instituto Ronald McDonald, a implantação de PICs em suas atividades. Inseridas no Programa Bem-Me-Quer, as PICs são modalidades terapêuticas associadas ao tratamento convencional. Propiciam maior conforto físico, emocional, social e espiritual aos pacientes e seus familiares, contribuindo para minimizar ansiedade, angústia, medo e depressão, sentimentos muito frequentes nas situações de câncer.

As PICs compreendem, entre outros, ações e serviços como Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, Capelania, Homeopatia, Acupuntura, Fitoterapia, Meditação e Práticas Corporais (Yoga, Shiatsu). Outra ação é a assistência domiciliar a pacientes residentes na Grande Vitória impossibilitados de se deslocarem até a instituição e que exigem cuidados especiais, inclusive cuidados paliativos. Política Nacional A diretora-presidente da Acacci, Marizilda dos Santos Vairo, frisa que a adoção das PICs está em consonância com a Portaria 971 de 3 de maio de 2016, do Ministério da Saúde, que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

“Essa abordagem, conforme traz a Portaria, busca estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, diz Marizilda.

Com os valores arrecadados por meio da Campanha McDia Feliz, coordenada em nível nacional pelo Instituto Ronald McDonald, foi possível adequar o imóvel adquirido pela Associação para abrigar o Espaço Bem-Me-Quer. Empresas capixabas também apoiaram a adequação da casa, que fica ao lado da sede da instituição. Marizilda observa que, com o advento do Espaço, a Acacci dá um largo passo em direção à melhoria da qualidade do serviço prestado.

Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald, comenta que, há 17 anos o Instituto Ronald McDonald atua no combate ao câncer infanto-juvenil. Além disso, o Programa Atenção Integral identifica as áreas prioritárias no combate ao câncer infantil e juvenil e, a partir de editais, apoia projetos que auxiliam adolescentes e crianças com câncer, antes, durante e após o tratamento.

“Poder colaborar para o aumento da qualidade de vida de crianças e adolescentes que enfrentam o câncer e poder auxiliar suas famílias com todo o tipo de tratamento social e psicológico é muito importante e gratificante para nós. A Acacci é uma instituição séria e nossa parceira de longa data”, afirma Neves.

O Instituto Ronald McDonald O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. Com 17 anos de atuação, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens e seus familiares.

Desde 1999, mais de R$ 300 milhões foram arrecadados através de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, que foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais, casas e grupos de apoio que lutam pela cura do câncer infantil e juvenil. Cerca de 3 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados pelo Instituto desde a sua criação. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.

A Acacci Criada em março de 1988, a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo oferecer a crianças e adolescentes com câncer condições dignas de assistência e tratamento. Sua casa de apoio, localizada em Jardim Camburi, Vitória, tem capacidade para abrigar até 30 pacientes com seus acompanhantes.

A Associação desenvolve vários projetos, que oferecem aos seus atuais 700 usuários suporte nas dimensões física, social, econômica, psicológica e espiritual. Após auditoria realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, de São Paulo, a Acacci recebeu, em agosto de 2013, a certificação NBR ISO 9001:2008, norma que especifica requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade.

Inauguração do Espaço Bem-Me-Quer Acacci – Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil Rua Domingos Póvoa Lemos, 297 - Jardim Camburi – Vitória-ES 7 de junho de 2016, às 17 horas

Fonte: P6 Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras