Notícias - Gerais

Publicado 18/04/2019

A hora certa de pedir um aumento

A hora certa de pedir um aumento
Especialista em carreiras dá dicas para profissionais pedirem aumento no momento ideal

Uma dúvida muito comum entre os profissionais no mercado de trabalho é sobre identificar a hora certa de pedir um aumento. Seja por já estar a muito na empresa com o mesmo salário ou pelas responsabilidades terem aumentado, um dos principais pontos de partida é avaliar a própria performance e também o momento como um todo, sua importância para a companhia para também a situação da empresa naquele período.

A psicóloga e diretora da Psico Store, Martha Zouain, explica que aumento salarial pressupõe de maneira incondicional bons resultados entregues pelo colaborador. “É preciso que a performance do profissional promova ganhos para a empresa. Entendemos que o aumento vem como conquista, e isto precisa ficar claro para seu líder”. Se após a autoavaliação for constatado o bom desempenho, é hora de montar um planejamento antes de ir falar com o chefe.

O melhor caminho a seguir começa com um bom planejamento. Colocar no papel para que fique claro, inclusive si mesmo, quais características que o diferenciam dos demais, que alavanquem resultados e tornam as suas entregas valorosas para a empresa e para o mercado. “Destaque contribuições recentes que possam não ser do conhecimento da liderança e deixe claro o quanto vem investindo em sua qualificação e desenvolvimento de competências por entender que é o caminho para sua evolução e crescimento profissional. Para que a abordagem faça sentido é fundamental fazer uma pesquisa rápida de mercado, que pode inclusive ser utilizada como argumento”, indica Zouain.

Após ter isso bem claro, o próximo passo é criar uma situação formal para a solicitação. Por este caminho você consegue ser mais efetivo, podendo evitar um mau dia ou momento do chefe.  “Ao começar a conversa, destaque o quanto gosta da empresa e acredita no trabalho que faz, mas, apesar disso, também ambiciona crescimento e retorno dos investimentos que vem fazendo. Use sempre dados concretos, evite subjetividade ou opiniões pessoais. Expressões como “eu acho” não funcionam neste tipo de conversa”, destaca a especialista em carreiras.

A partir daí, é só aguardar o retorno da liderança que pode ser na hora ou demorar alguns dias. Por fim, o mais importante: aumento de salário é conquista e não concessão. Empresas recompensam os colaboradores por merecimento.


Fonte: Alfa Comunicação