Loading...

Notícia

Publicado: 24/04/2018 11:48h

5 perguntas e respostas para entender o Bitcoin

5 perguntas e respostas para entender o Bitcoin

Lembro que há alguns anos, quando começaram a aparecer na imprensa especializada informações sobre Blockchain, Bitcoin e criptomoedas eu não dei muita bola, mas sempre fiquei curioso com o que era aquilo, então tentava ler e reler essas notícias pra tentar pescar alguma ideia.... Sempre em vão, fosse pelo prolixismo dos autores, o excesso de terminologia técnica ou um misto dos dois. Até que decidi fazer meu dever de casa e ir atrás de entender o que diabos era aquilo que todo mundo falava e era vendido como algo que viria revolucionar a tecnologia e a economia.

Como o assunto tá bastante em voga e deve ter muita gente que, assim como eu há algum tempo, está absolutamente sem rumo no meio dessa enxurrada de informações que temos hoje, especialmente quanto ao que é e como fazer pra entrar nessa nova economia, vou tentar falar aqui da forma mais clara e sucinta, tentando fazer você não perder mais tempo tendo que ler whitepapers complicados ou algo do gênero.

1 - O QUE É E PARA QUE SERVE O BITCOIN?
Em 2008, em meio a uma das maiores crises financeiras da história, Satoshi Nakamoto - que até o momento não se sabe se é uma pessoa ou um conjunto de pessoas - publicou um artigo ditando as bases do Bitcoin, que, em sua concepção deveria ser "um sistema eletrônico de pagamento entre pessoas", sem interferência ou mediação de uma terceira parte. A filosofia por trás disso veio da falta de confiança e da falência nos mercados àquela altura, e esse pensamento norteia ainda hoje o desenvolvimento de diversas outras criptomoedas 'concorrentes' do Bitcoin. Em resumo, o Bitcoin é uma moeda que só existe no meio digital e a sua quantidade de transações e aceitação no comércio tanto eletrônico quanto físico vem sendo cada vez maior, na medida que a tecnologia vai sendo melhor entendida e a própria rede Blockchain vai se tornando mais robusta...

2 - O QUE É E PARA QUE SERVE A BLOCKCHAIN?
Ao vislumbrar um sistema de pagamentos entre pessoas sem regulação formal das entidades monetárias do mundo, Nakamoto sugeriu que uma rede descentralizada de computadores deveria trabalhar em conjunto para dar garantias mínimas às transações com Bitcoin, daí surgiu a Blockchain, uma rede composta por máquinas com alta capacidade de processamento que, combinadas, são capazes de garantir que as transações efetuadas na rede são reais, únicas e não poderão ser alteradas em tempo algum. Por isso alguns a chamam de livro razão descentralizado, porque seu funcionamento é basicamente como esse instrumento contábil, responsável por manter registradas todas as movimentações financeiras de uma empresa. A Blockchain é a tecnologia por trás do Bitcoin e é ela que garante a autenticidade e a confidencialidade parcial das transações feitas com a moeda através de cálculos matemáticos complicados, ao que se dá o nome de algoritmo de prova de esforço (do inglês Proof of Work ou só PoW). Apesar de ter sido concebida originalmente para atuar como esse livro razão, a Blockchain hoje tem os mais diversos usos, desde manter contratos de aquisições de imóveis, gerados de forma totalmente digital, até dados de frotas logísticas, controles metereológicos, etc. Li por aí uma frase que dizia que mesmo se o Bitcoin falhar, sobra a Blockchain ser unicamente uma revolução em termos de banco de dados e isso é algo fantástico.

3 - COMO FUNCIONA A BLOCKCHAIN?
A imagem abaixo resume bem como as transações com Bitcoin acontecem dentro da Blockchain...



ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
No 1° passo entenda carteira como uma carteira virtual de Bitcoins, que funciona da mesma forma que uma carteira física, ou seja, ela guarda o dinheiro pra você, Nesse caso, Bitcoin, e te dá um código imenso pra você compartilhar e usar por aí, como uma conta corrente ou algo do gênero. Algumas das mais conhecidas do mercado são a Xapo, a Jaxx e a carteira oficial da bitcoin, que você pode encontrar aqui. Há também a possibilidade de usar carteiras físicas. Geralmente em formato de pen drive, as ledgers guardam suas chaves de acesso únicas a carteira virtual hospedada na Blockchain e são a forma mais segura, hoje, de manter seus Bitcoins a salvo de hackers.

No 4° passo a figura dos 'mineradores' entra em ação. Os mineradores são donos das máquinas que mantém a rede Blockchain funcionando, validando as transações e criando novos Bitcoins através do mesmo processo matemático da prova de esforço. Uma curiosidade: De tempos em tempos a dificuldade desses cálculos é aumentada automaticamente pela rede... Nakamoto propôs um limite na quantidade total de Bitcoins a serem gerados e, consequentemente, postos em circulação, porque um dia sonhou com uma moeda deflacionária, se atendo a filosofia original de ser uma alternativa oposta a do mercado financeiro tradicional;

No 5° passo é mostrada uma abstração interessante da Blockchain, com as transações em formato de peças de quebra cabeça porque é exatamente assim que a rede funciona: Cada transação é conectada a sua sucessora e a sua predecessora, através de uma chave, formando um grande bloco coordenado. Cada bloco contém uma série dessas transações que precisam, então, ser confirmadas pelo restante da rede. Em geral 6 confirmações são o suficiente para garantir que uma transação é autêntica. Teoricamente novos blocos são formados a cada 10 minutos, mas com o aumento na quantidade de transações na rede, em geral esse tempo pode levar horas ou até dias.

4 - COMO EU POSSO OBTER BITCOINS?
A forma mais fácil de obter a moeda é através de compra, seja ela direta em vendedores espalhados pela internet ou em casas de câmbio especializadas, às quais chamamos de exchanges. No Brasil, as maiores exchanges são o Mercado Bitcoin, a Foxbit e a Bitcoin Trade. O funcionamento básico de cada uma é similar ao de uma operação na bolsa de valores... Um depósito em reais deve ser feito, uma oferta de compra deve ser colocada num book de ofertas e, caso algum vendedor ache aquele valor interessante vende o que tem e o comprador recebe seus Bitcoins, de acordo com a cotação daquela casa de câmbio. Há também exchanges internacionais interessantes, como a Binance, a Poloniex e a Bittrex, que podem ser exploradas por quem se sentir mais aventureiro. No tópico anterior falei em carteira e super recomendo que você mantenha seus bitcoins guardados em uma ao invés de deixar na corretora por razões de segurança. Só pra citar um exemplo, a Foxbit ficou uma semana parada devido a um problema nos seus sistemas, que depositou valores em dobro para alguns clientes; a Binance já sofreu tentativas de hack algumas vezes e por aí vai.

Algumas outras formas de obter BTC (código do Bitcoin nas exchanges) envolvem mineração, seja ela física, usando aquelas máquinas poderosas que falei no início do texto ou ainda na nuvem que funciona mais ou menos assim: você contrata uma empresa que possua uma mineradora de Bitcoins (ou outra moeda) e paga um valor de acordo com a capacidade computacional dela por um tempo... O que for gerado de BTCs pra você ao final daquele período é seu. Algumas empresas sérias do ramo são a Hashflare e a Genesis Mining.

5 - O QUE SÃO AS MOEDAS CONCORRENTES DO BITCOIN?
A pergunta é muito ampla, mas o importante aqui é entender que não há concorrência direta, mas sim uma coexistência importante, onde cada nova moeda tenta explorar a tecnologia base da Blockchain de forma diferente, se especializando em nichos muito específicos. Por exemplo, Ethereum é especializada em contratos inteligentes e funciona como plataforma tecnológica, capaz de poder gerar facilmente novas moedas - que são lançadas através do processo de ICO ou lançamento inicial de moedas, algo como um IPO pras empresas que estreiam nas bolsas de valores -. Ripple é voltada para o mercado bancário e até já vem sendo usada internamente pelo Itaú em um produto de análise de crédito. Bitcoin Cash é uma subdivisão (também conhecido como hard fork) do Bitcoin original e apresenta algumas melhorias em relação ao seu 'pai' (apesar de muito questionadas pela comunidade), e assim vai...

Logicamente tem muito mais a ser dito sobre o assunto, então se você tiver alguma dúvida específica, pergunta aí nos comentários ou me adiciona aqui no Linkedin pra gente trocar uma ideia a respeito do fabuloso mundo das criptomoeda e até a próxima!


Fonte: Por Orlando Nogueira de Camargo via LinkedIn
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras