Notícias - Gerais

Publicado 14/09/2016

3º ENCONTRO ATP VAI DEBATER INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

Nessa nova edição, o evento que acontece todos os anos em Brasília, terá como palestrantes os executivos do Porto de Dubai, Roterdã e Antuérpia
 
No dia 26 de outubro, em Brasília, a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) realizará o 3º ENCONTRO ATP com o objetivo de debater o tema INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE.

Nos mesmos moldes das edições anteriores, o evento organizado pela ATP reunirá 200 convidados. Constam na lista os principais empresários do setor portuário, autoridades governamentais, políticos e entidades de classes em defesa da infraestrutura e logística brasileira.

Com o intuito de trocar experiências e debater alternativas que possam aprimorar ainda mais a capacidade operacional dos Terminais Portuários Privados (TUPs), o 3º ENCONTRO ATP terá como palestrantes a consultora sênior do Porto da Antuérpia, Tessa Major; o representante da América do Sul do Porto de Roterdã, Peter Lugthart e o diretor de planejamento de negócios e desenvolvimento das Américas do Porto de Dubai, Michael Benthey.

“A ATP tem promovido anualmente eventos desse porte, porque consideramos oportuno criar um ambiente de debate onde se possa reunir representantes da iniciativa privada e da administração pública para traçar soluções de modo a alavancar o setor portuário – que mesmo diante da crise econômica que o país enfrent - dá sinais de robustez com perspectivas ainda maiores de crescimento”, avalia o diretor-presidente da entidade, Murillo Barbosa.

O evento contará também com a presença do Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, que fará a abertura do 3º ENCONTRO. Para conduzir o debate, o diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, mediará a discussão ao lado dos palestrantes estrangeiros.

“Promover a sustentabilidade dos portos é um dos desafios que todos os operadores portuários enfrentam no mundo. No Brasil, temos bons exemplos que merecem ser compartilhados, assim como, teremos a oportunidade de conhecer os avanços que estão surgindo em Roterdã, Antuérpia e Dubai.  Portanto, nunca é exaustivo colocar em discussão essa temática, pois a medida que o setor portuário evolui e se expande, maiores são os desafios para otimizar custos, aumentar ganhos e, consequentemente, maior se torna a responsabilidade com o meio ambiente. É por essa razão que a proposta da ATP, na realização do 3º ENCONTRO, é iniciar uma agenda que discuta a sustentabilidade e quais caminhos devemos perseguir, seja por meio de investimentos em inovação e tecnologia, como alternativa viável para voltarmos a rota do crescimento econômico, mas de modo responsável, juntando a necessidade de se investir em prol do desenvolvimento do Brasil em equilíbrio com a preservação ambiental”, destaca do presidente da ATP.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
14h - Credenciamento dos convidados
WELCOME
·         Breves palavras do diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa

15h - ABERTURA
  • Mensagem do Excelentíssimo sr. Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella
15h30 - PALESTRAS
·         Porto da Antuérpia, Consultora sênior, Sra. Tessa Major
·         Porto de Roterdã – Representante da América do Sul, Peter Lugthart
·         Dubai Port – Dir. de Planejamento de Neg e Desenvolvimento das Américas, Michael Bentley

17h - DEBATE
•       Mediador – diretor geral da Antaq, Adalberto Tokarski

18h - ENCERRAMENTO
•       Mensagem final do Sr., Luiz Otávio Oliveira Campos
•       Agradecimentos finais, Presidente do Conselho Diretor da ATP, Fábio Brasileiro


Fonte: Assessoria de Comunicação ATP