Loading...

Notícia

Publicado: 04/08/2018 16:43h

Usibor: Aço que protege a vida

Usibor: Aço que protege a vida

Em junho, as unidades do Segmento de Aços Planos da ArcelorMittal Brasil completaram três anos de produção do Usibor® 1500 no país. O aço de alta resistência, exclusivo do Grupo ArcelorMittal, atende a uma demanda global do setor automotivo. É, ao mesmo tempo, mais resistente e leve, o que possibilita a produção de veículos mais seguros que consomem menos combustíveis e, por isso, poluem menos.

“O setor automotivo exige, hoje, que seus fornecedores estejam próximos, com capacidade para entregas just in time, garantindo agilidade e qualidade. Antes de produzir no Brasil, importamos Usibor® 1500 para formar o mercado e isso foi uma estratégia muito bem sucedida. A demanda se mostrou crescente e decidimos nacionalizar o processo produtivo, para atender às montadoras no Brasil e na Argentina”, explica o CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho. Ele acrescenta que o Usibor® 1500 é um sucesso mundial que complementa a carteira de produtos exclusivos da empresa para o setor automotivo, colocando-a na vanguarda do mercado.

Processo integrado

Para produzir este novo aço no Brasil, a empresa fez investimentos desde a Aciaria, na unidade de Tubarão (no Espírito Santo), até a Galvanização na unidade de Vega (Santa Catarina), que faz as bobinas a frio com o revestimento especial, composto de alumínio e silício. Hoje, o processo está consolidado e obtendo resultados crescentes. Em 2018, Vega prevê a produção de 46,6 mil toneladas do produto, o que representa um crescimento de 55% frente ao total produzido em 2017 (30 mil toneladas). Tubarão, que além de fornecer para Vega, exporta placas para Usibor® 1500 para os EUA, vai comercializar cerca de 470 mil toneladas desse produto em 2018, frente a 313 mil toneladas no ano anterior.

Usibor® nas ruas do Brasil

Mais de 15 modelos de veículos fabricados no Brasil já utilizam peças estampadas com Usibor® 1500. A evolução de seu uso abrange também o número de peças, pois, a cada ano, o mercado percebe novas oportunidades de aumentar a segurança e reduzir o peso dos carros. Atualmente, o carro brasileiro com mais peças em Usibor® 1500 é um modelo popular que tem um total de 20. A tendência é que o número de peças aumente progressivamente e já existem projetos que prevêem o uso de até 47 peças.

Em geral, o Usibor é utilizado nas partes estruturais dos veículos que protegem os passageiros, como reforço de pára-choques, pilares e coluna B. São peças que, em caso de colisões, precisam ser resistentes para evitar danos às pessoas. Ao mesmo tempo, o uso do Usibor® 1500 proporciona uma redução de até 50% no peso da peça, pois como é mais resistente pode ter menor espessura.

O Usibor® integra o projeto S-in motion, conjunto de soluções inovadoras desenvolvido pelo Grupo ArcelorMittal para a indústria automotiva. Permitem às montadoras criar modelos cada vez mais seguros e que também atendam às demandas ambientais de reduzir o consumo de combustíveis e as emissões de CO2. Atualmente, o uso combinado dos aços S-in motion proporciona uma redução de até 20% do peso total de veículos.


Fonte: Assessoria de Imprensa ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras