Loading...

Notícia

Publicado: 11/10/2019 12:57h

Trabalhos da ArcelorMittal são premiados na ABM Week 2019

Trabalhos da ArcelorMittal são premiados na ABM Week 2019
Cinco trabalhos desenvolvidos por empregados da ArcelorMittal foram premiados na ABM Week 2019, um reconhecimento à excelência do nosso corpo técnico. A ArcelorMittal também foi a empresa com o maior número de participantes nas sessões técnicas e com a maior quantidade de trabalhos apresentados. Ao longo de três dias, mais de 100 colegas compartilharam seu conhecimento por meio de 66 trabalhos. Realizada de 1º a 3 de outubro, em São Paulo (SP), a edição deste ano foi a maior da história do evento, que é considerado o mais importante encontro técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração.

Durante a cerimônia de abertura foram entregues 15 prêmios de reconhecimento técnico, que têm o propósito de incentivar a produção científica de qualidade. Eles são oferecidos por empresas e entidades patrocinadoras para as melhores pesquisas relacionadas às suas áreas de atuação. Os vencedores foram escolhidos após uma avaliação rigorosa realizada por uma comissão de profissionais ligados à indústria e à academia. O Prêmio ArcelorMittal Aciaria foi destinado ao trabalho ‘Mistura, projeção e emulsificação em um reator de sopro combinado: uma avaliação via modelagem física para 6 e 12 ventaneiras’, do colega da unidade de Tubarão, Henrique Silva Furtado, tendo como co-autores Pedro Henrique Silva, Weslei Viana Gabriel, Victor Assis de Souza Santos, Johne Jesus Mol Peixoto, Carlos Antônio da Silva e Itavahn Alves da Silva.

Já o trabalho ‘Uso de Internet das Coisas para supervisão remota de locomotivas na ArcelorMittal Tubarão’, dos colegas Anderson Ayres Bittencourt e Leandro Rodrigues Ramos, recebeu o Prêmio Gerdau Aço Digital. E o trabalho ‘Aumento de produtividade da manutenção na ArcelorMittal Tubarão’, dos colegas Alexandre Vellozo Santos, Antonio Carlos de Aguiar Gagno, Fabio Feu Rosa Valente e Igor Borlot Borba, foi agraciado com o Prêmio Primetals Technologies.

No encerramento do evento foram distribuídos os prêmios ABM para as melhores contribuições técnicas apresentadas na edição 2018 da ABM Week. O trabalho intitulado ‘Central de monitoramento logístico na ArcelorMittal Tubarão’, de autoria dos colegas Anderson Esteves Bragança, Alexandre Caldellas Barbosa e Vitor Duque de Freitas, levou o Prêmio ABM Logística 2019. A unidade de Tubarão também foi reconhecida com o Prêmio ABM Automação e TI 2019, com o trabalho ‘Estimativa da espessura de tiras de aço em laminador de acabamento utilizando técnicas de aprendizado de máquina’, desenvolvido pela colega Thaynara Leal da Silva, em parceria com os pesquisadores Daniel Cruz Cavalieri e Flávio Garcia Pereira, do IFES – Instituto Federal do Espírito Santo.

Coprodutos em pauta

Nossa empresa também participou do Pré-Evento da ABM Week, realizado em 30 de setembro, na sede da ABM. O Analista de Coprodutos da ArcelorMittal Aços Longos, Pedro Henrique Andrade Borges, ministrou a palestra “O Agregado Siderúrgico no Brasil – Perspectivas e Limitações”. O objetivo foi apresentar um panorama geral brasileiro sobre a utilização do agregado siderúrgico, coproduto proveniente do tratamento da escória de aciaria, bem como identificar as oportunidades que garantam a sustentabilidade da indústria siderúrgica brasileira. Borges detalhou os principais indicadores da Indústria do Aço no Brasil em termos da geração de resíduos e coprodutos, o status atual de utilização no país (com destaque para as limitações existentes no estado de São Paulo, devido à legislação ambiental mais restritiva), fazendo um paralelo entre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as dificuldades enfrentadas na prática, junto aos órgãos ambientais.

Fonte: Sala de Imprensa ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras