Loading...

Notícia

Publicado: 24/01/2019 19:25h

Tanque do Projeto TAMAR inaugura nova cobertura

Tanque do Projeto TAMAR inaugura nova cobertura

O tanque do Projeto TAMAR na Ilha do Papagaio, anexa à Praça do Papa, em Vitória, vai ganhar uma cobertura a partir da próxima sexta, dia 25. Idealizado pelo arquiteto Daniel Zanine, o revestimento tem cerca de 80 m² e utiliza eucalipto tratado e tela sombreadora (sol pack).
 
De acordo com Denise Rieth, bióloga gestora do Museu do TAMAR Vitória, a instalação visa possibilitar a redução da temperatura, proporcionando menor proliferação de algas e consequentemente melhora na qualidade da água. “Outro aspecto importante é proporcionar um maior conforto aos visitantes. Com sombra, eles podem permanecer mais tempo observando e acompanhando a alimentação das tartarugas marinhas, e recebendo informações sobre a biologia e comportamento destes animais”, explicou.
 
Com 226 m² e capacidade para comportar até 100 mil litros de água, o tanque rochoso é moderno, possui sistema de tratamento de água inovador e possibilita ver as tartarugas ainda mais de perto, através de visores. Nele, os visitantes podem conhecer quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil e saber o que pode ser feito para protegê-las. A cobertura será instalada numa parceria do TAMAR com a ArcelorMittal Tubarão.
 
De braços dados com a conservação

A ArcelorMittal Tubarão é antiga parceira do TAMAR. Há 18 anos, a empresa realiza com a instituição um importante estudo sobre a espécie tartaruga-verde (Chelonia mydas), que utiliza a área para alimentação. O trabalho tem como principal objetivo capturar, marcar e coletar dados dos animais para estudos de biometria, crescimento, padrões migratórios e condição de saúde. Desde o início das atividades, em agosto de 2000, houve 4.405 capturas, sendo que 1.951 indivíduos (tartarugas diferentes) foram observados no efluente final da empresa, localizada no município de Serra. Um dos resultados do estudo aponta que a maioria das tartarugas capturadas têm apresentado bom estado de saúde e nutrição.


Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras