Loading...

Notícia

Publicado: 05/03/2020 00:00h

Startup catarinense desenvolve solução ambiental para a ArcelorMittal Tubarão

Startup catarinense desenvolve solução ambiental para a ArcelorMittal Tubarão

Segundo especialistas de todo o mundo, a chave para um futuro mais sustentável do planeta está na evolução da tecnologia, que pode, e deve, ser usada em favor do meio ambiente. Os avanços obtidos nessa área têm possibilitado a criação de sistemas e equipamentos que melhoram e ampliam a capacidade do desempenho ambiental das indústrias, preservando o planeta e criando novas oportunidades de negócios e empregos.

Cada vez mais, iniciativas tecnológicas e parceiras na área ambiental estão sendo planejadas para unir o avanço tecnológico ao benefício da população, contribuindo para a solidificação de um novo modelo focado na sustentabilidade. E, atualmente, muitos exemplos positivos têm surgido e reforçam esse novo posicionamento.

No Espírito Santo, a ArcelorMittal Tubarão lidera um programa inédito de inovação digital do setor de Aços Planos, que busca gerar soluções modernas com impactos positivos para a sociedade. O programa iNO.VC foi criado para conectar startups e o ecossistema de inovação aos desafios e oportunidades de negócios da empresa, de forma colaborativa.

Em 2019, o novo programa se associou ao Findeslab, dentro da iniciativa de empreendedorismo industrial, para lançar, junto ao hub, o desafio “Transformação digital na ArcelorMittal Tubarão por meio da analítica preditiva avançada e robótica”. E, agora, apresenta a empresa selecionada para o projeto de analítica.

Trata-se da Startup Termica Solutions, empresa de base tecnológica de Santa Catarina, que teve aprovado um projeto que visa a melhoria ambiental da central termelétrica da unidade de Tubarão. Os trabalhos de desenvolvimento do software passam pela digitalização de equipamentos para processos térmicos, buscando implementar o conceito da Indústria 4.0 na área.

“Ficamos muito contentes por termos sido selecionados, já que este desafio tem muito a ver com a nossa missão que é a de usar a tecnologia como forma de gerar benefícios para a sociedade e o meio ambiente. A nossa responsabilidade é enorme já que o ciclo virtuoso da inovação aberta depende do sucesso desta primeira onda. Ou seja, não tem a ver apenas com a gente, mas com toda uma geração que pode se beneficiar se formos assertivos e agregarmos valor para todos os interessados”, comenta Claudio H. Goldbach, CEO e fundador da Termica Solutions.

A atuação da startup catarinense foi iniciada em janeiro e tem a previsão de durar cerca de um ano. Durante esse tempo, a ArcelorMittal Tubarão irá fornecer todo o apoio técnico da equipe de inovação digital da empresa e dos empregados das áreas afins apoiadas pela estrutura do programa.

“É importante que a estratégia de desenvolvimento digital também esteja a serviço do compromisso ambiental da ArcelorMittal Tubarão. Um projeto como esse reforça todas as ações em desenvolvimento atualmente no âmbito do Termo de Compromisso Ambiental assinado pela empresa. A questão ambiental está dentre os primeiros desafios elencados pelos empregados e demonstra que a responsabilidade ambiental está entre as prioridades também dos nossos colaboradores”, acrescenta o coordenador da Rede de Inovação Digital ArcelorMittal Aços Planos, Jardel Prata Ferreira.


Fonte: Comunicação ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras