Loading...

Notícia

Publicado: 11/09/2018 00:00h

Projetos de inovação serão selecionados pela ArcelorMittal Brasil

Projetos de inovação serão selecionados pela ArcelorMittal Brasil

ArcelorMittal Brasil vai selecionar até oito projetos por meio do Edital de Inovação para a Indústria; inscrições estão abertas até 15 de outubro

Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 10, as inscrições para o “Desafio Carvão Vegetal Sustentável”, que vai selecionar projetos de inovação com soluções para otimizar os finos de carvão vegetal na cadeia de produção do aço da ArcelorMittal Brasil. A chamada faz parte do Edital de Inovação para a Indústria, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A ideia é que as empresas desenvolvam soluções em, pelo menos, uma das frentes: atuação nas variáveis do processo para redução da geração de finos; aumento da confiabilidade na medição de finos; e uso dos finos para a criação de coprodutos de maior valor agregado. Os finos são um coproduto indesejado da produção do aço e que é originado da degradação do carvão vegetal ao longo do processo até o abastecimento dos alto-fornos.  A cada 100t de carvão vegetal produzido, são geradas cerca de 30t de finos, o que representa uma grande perda econômica com impactos sobre o meio ambiente.

Durante a produção, manuseio e o transporte do carvão vegetal, o produto sofre degradações físicas que acarretam a geração de partículas finas. Essas partículas, denominadas finos de carvão, representam perdas para o processo, pois atualmente não é possível utilizá-las nos alto-fornos. Os finos são revendidos como um resíduo de menor valor agregado.

Seleção - Um comitê de avaliação, composto por especialistas da ArcelorMittal Brasil e do SENAI, fará a seleção das ideias de até oito startups. Cada proposta receberá o valor máximo de R$ 250 mil e deverá ser desenvolvido em até seis meses. Os interessados podem se inscrever até 15 de outubro no site: desafioarcelormittal.com.br. Todas as informações sobre o Edital, critérios para participação e regulamento completo podem ser consultados no mesmo endereço.

Rodrigo Carazolli, gerente-geral de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios da ArcelorMittal Aços Longos, explica que o desafio visa contribuir para a perenidade do negócio e ganhos de sustentabilidade. “Os finos de carvão representam um desperdício não somente para a companhia, mas também para o meio ambiente, pois elevam o custo de produção do ferro-gusa, geram perda de competitividade, impactos ambientais, perda de performance e riscos operacionais nos alto-fornos”, diz ele. 

O desafio proposto pela ArcelorMittal é uma das primeiras iniciativas a serem lançadas pelo Açolab, espaço de inovação criado pela companhia em julho. O espaço receberá startups, clientes, parceiros, representantes do meio acadêmico e profissionais da empresa envolvidos no desenvolvimento dos projetos.  “É um passo importante na busca por estimular ideias inovadoras no setor do aço e em sua cadeia de valor. Não existe nenhuma experiência similar ao Açolab nos 60 países de atuação do Grupo ArcelorMittal”, completa Carazolli.

Na edição 2018 do Edital de Inovação para a Indústria, estão disponíveis R$ 55 milhões, em cinco categorias, para financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira, sejam novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical. A seleção dos projetos é feita com base em critérios como potencial de inovação e de comercialização do produto ou do processo. Além do fomento, as instituições oferecem apoio na forma de infraestrutura para desenvolver as propostas selecionadas por meio dos Institutos SENAI de Inovação e dos Institutos SENAI de Tecnologia.

A chamada da ArcelorMittal Brasil faz parte da categoria Empreendedorismo Industrial - Inovação na Cadeia de Valor, que busca estimular a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas. “Quanto mais complexo o desafio, mais criativa tem de ser a solução. E as startups têm essa capacidade”, avalia o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim. “Temos comprovado em outras chamadas do Edital de Inovação para a Indústria que isso é possível. Sempre nos surpreendemos positivamente com os resultados, principalmente no método das startups de resolver o problema”, completa.

O gerente de Inovação do Sebrae, Célio Cabral, destaca a importância da participação de pequenas empresas nesse mercado. “A cadeia produtiva do carvão vegetal é complexa e abre oportunidades para negócios de diversos segmentos, como biotecnologia, automação industrial, logística e IOT. Além disso, o desafio confirma uma tendência de abertura à inovação por parte de grandes empresas consolidadas em mercados tradicionais. Por isso, os pequenos negócios, em especial startups, precisam enxergar a chamada como um primeiro passo que viabiliza a aproximação com um mercado de alto potencial de escalabilidade”, explica ele.


Fonte: Assessoria de Imprensa ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras