Loading...

Notícia

Publicado: 27/08/2016 16:22h

Projeto Digna Idade faz 11 anos e leva participantes para conhecer o Zoo Park da Montanha

Projeto Digna Idade faz 11 anos e leva participantes para conhecer o Zoo Park da Montanha
Voltado para a sociabilidade da terceira idade de Cariacica, projeto tem contribuído para a autoestima e melhor qualidade de vida das participantes
 
Esta quinta-feira, 25, foi especial para as participantes do projeto Digna Idade, que resgata a cidadania e a sociabilidade de mulheres da terceira idade de Cariacica. Em comemoração aos 11 anos do projeto, celebrado neste mês, elas fizeram um passeio ao Zoo Park da Montanha, em Marechal Floriano.
 
Um ônibus com as participantes e voluntárias do projeto saiu às 7h da Unidade de Saúde de Jardim América, local onde ocorrem os encontros do Digna Idade. Durante o passeio ao zoológico, as idosas tiveram a companhia de uma bióloga, que orientou a visita destacando as curiosidades sobre os animais do local.
 
O projeto Digna Idade nasceu a partir de um levantamento feito pela ArcelorMittal Cariacica, em que foi observado que um grande número de idosos frequentava a Unidade de Saúde de Jardim América e poderia fazer alguma atividade recreativa em grupo enquanto aguardava o atendimento. Desde então, através de uma parceria com a Prefeitura de Cariacica e a Fundação ArcelorMittal, a empresa promove encontros semanais voltados para quem tem mais de 60 anos, realizados todas as quintas-feiras, na Unidade de Saúde de Jardim América.
 
O projeto recebe cerca de 25 idosas semanalmente, que participam de atividades como oficinas, dinâmicas de grupo, orientações sobre saúde, aulas de ioga etc. Uma equipe multidisciplinar da Unidade de Saúde de Jardim América, formada por profissionais de Nutrição, Fonoaudiologia, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem, faz todo acompanhamento clínico das idosas.
 
O convívio social promovido pelo projeto contribui para a autoestima, refletindo na melhoria das condições de saúde das participantes. A moradora de Jardim América Jacyra da Paixão Galvão participa do Digna Idade há cerca de 10 anos. Ela conta que entrou para o grupo quando sofreu três aneurismas e que a vivencia no projeto fez muita diferença em sua vida.
 
“Hoje, já consigo fazer os trabalhos manuais e, se tenho alguma dificuldade durante as oficinas, tem alguém sempre pronto para me ajudar. Quando vou para os encontros do grupo, parece que estou entrando no céu de tão bom que é”, diz.
 
Segundo a analista de Comunicação da ArcelorMittal Cariacica, Paloma Moreno, em 11 anos, mais de cem idosas já passaram pelo Digna Idade, além de muitos voluntários, que são, em sua maioria, empregados da usina.
 
“Esse trabalho voluntário foi o que permitiu a continuidade e a solidez do Digna Idade em todos esses anos. Temos idosas que participam do projeto desde o seu início e continuam apaixonadas por ele e muito felizes. Ao mesmo tempo, continuamos recebendo novas participantes. No ano passado, entrou inclusive um participante homem, que adora o projeto e vai aos encontros todas as quintas-feiras”, destaca Paloma Moreno.
 
Realizações marcam a história do grupo

Os encontros do Digna Idade motivaram a formação de um grupo de teatro pelas participantes do projeto, que se apresenta em datas comemorativas, como Natal, Páscoa, Dia das Mães etc. A organização das apresentações é toda feita por elas, que escrevem o roteiro, ensaiam e se apresentam para as colegas. Outra realização das integrantes do Digna Idade foi a publicação de um livro de receitas, intitulado Sabores da Vida, e que traz receitas caseiras das idosas.

Fonte: Contatus Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras