Loading...

Notícia

Publicado: 03/12/2019 00:00h

Projeto Caiman lança livro “Jacarés da Mata Atlântica”

Projeto Caiman lança livro “Jacarés da Mata Atlântica”

O Instituto Marcos Daniel, por meio do Projeto Caiman, lançará amanhã, dia 04 de dezembro, quarta-feira, a partir das 8h30, o livro “Jacarés da Mata Atlântica”, de autoria de Leonardo Merçon, Marcelo Santos e Yhuri Nóbrega. A obra revela os desafios da conservação de animais silvestres marginalizados, como esta espécie, e as ações empreendidas pelo governo brasileiro para sua preservação, dentre outros temas. Também conta um pouco da história desses animais e seus ancestrais, além dos seus costumes de vida, alimentação e reprodução. 

Ao longo de suas 208 páginas, promove a reflexão sobre o tratamento oferecido aos jacarés pela sociedade e combate o desconhecimento, mostrando a fascinante história dessa espécie pré-histórica e a importância biológica que esses animais exercem como predadores de topo de cadeia. 

Com belíssimas imagens dos animais, traz prefácio assinado por Pablo Siroski, presidente Regional para América Latina e Caribe do Grupo de Especialistas em Crocodilianos, que destaca a importância de ações empreendedoras como o Projeto Caiman para a proteção desta espécie animal. “Estou envolvido no mundo dos crocodilos há vários anos e conheci muitas pessoas, mas poucas com tanto talento e esforço para preservá-los quanto os membros do Projeto Caiman”, escreveu.

O local que abrigará o lançamento do livro será a ArcelorMittal Tubarão, antiga parceira do projeto. “Muitos podem perguntar por que uma empresa que é referência na produção de aço dedica tempo e investimento para preservar espécies, como jacarés. Nossa relação com esses répteis está inserida em um contexto mais amplo que está associado à prática do desenvolvimento sustentável e à nossa responsabilidade corporativa”, comenta na publicação o gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva. O lançamento será na Cabana das Garças, no Centro de Educação Ambiental da empresa.

Além do lançamento, o evento contará com uma exposição fotográfica com imagens do livro e sistema de audiodescrição. A programação terá, ainda, distribuição de exemplares da obra.

O Projeto Caiman

Desde 2014, o Projeto Caiman vem trabalhando na preservação dos Jacarés do papo amarelo (Caiman latirostris), única espécie de jacaré que ocorre no Espírito Santo e que habitam, principalmente, as lagoas da ArcelorMittal Tubarão e os remanescentes de florestas no entorno dos corpos d’agua. Suas ações incluem atividades de pesquisa, monitoramento e conservação dos jacarés na Mata Atlântica brasileira, num trabalho feito por uma equipe formada por 32 integrantes, entre estudantes de graduações diversas e profissionais da área. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto de Ensino Pesquisa e Preservação Ambiental Marcos Daniel, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha pela conservação da biodiversidade, por meio de pesquisa, educação ambiental, capacitação e eventos técnico-científicos, e outros.

Programação: 

08h30 – Recepção dos convidados com café da manhã
09h00 – Abertura com boas-vindas Do gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva
09h10 – Fala do Instituto Marcos Daniel sobre o Projeto Caiman e o livro
09h30 – Fala do representante do Governo Federal – ICMBio, Marcos Coutinho, sobre a importância do projeto em nivel nacional
09h40 – Fala do representante da União Internacional para Conservação da Natureza, Dr. Pablo Siroski, sobre a importância do projeto em nível mundial
09h50 Entrega oficial do livro aos palestrantes
10h00 – Encerramento
10h00 – Entrega do livro a todos os participantes do evento, com vernissage e continuação da exposição


Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras